Secretário geral da ONU participa em Cuba de Cúpula da Celac

O secretário geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, viaja neste domingo (26) a Havana para participar da 2ª Cúpula de mandatários da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), que será instalada na próxima terça-feira (28).

Ban aproveitará a presença em Cuba de chefes de Estado e Governo do bloco de 33 países para manter reuniões bilaterais com líderes da região.

Na ilha, o diplomata também conversará com diversas autoridades governamentais anfitriãs, adiantou na última sexta-feira (24) o porta-voz das Nações Unidas, Farhan Haq, em uma coletiva de imprensa.

A chegada do secretário geral da ONU coincide com a jornada final dos debates entre especialistas de cada nação participante, que preparam o terreno para o foro de chanceleres que ocorre na segunda-feira (27) e a realização na terça e na quarta-feira da 2ª Cúpula da Celac.

No encerramento do encontro, Cuba passará à Costa Rica a presidência pro tempore da organização genuinamente latino-americana e caribenha, que não tem entre seus membros os Estados Unidos e o Canadá.

Ban Ki-moon conheceu de perto o trabalho de Cuba à frente do bloco, quando no início de outubro dialogou na sede das Nações Unidas, em Nova York, com o chanceler cubano, Bruno Rodriguez, no marco do debate de alto nível da Assembleia Geral.

A Celac, fundada em Caracas, Venezuela, em dezembro de 2011 tem como objetivo impulsionar a integração e a busca de posições consensuais diante de problemas e desafios comuns.

O combate à pobreza, à fome e às desigualdades sociais, assim como a defesa da paz, do multilateralismo e do desarmamento nuclear, sobressaem na agenda da organização considerada o principal acontecimento institucional da América Latina e do Caribe.

Espera-se que a Cúpula de Cuba deixe uns 30 documentos destinados a perfilar o trabalho futuro do bloco, que representa cerca de 600 milhões de pessoas.

Prensa Latina