Prosseguem em Cuba trabalhos preparatórios para Cúpula da Celac

Coordenadores dos países que integram a Comunidade de Estados Latino Americanos e Caribenhos deram prosseguimento neste sábado (25) em Havana aos trabalhos para a construção de uma posição comum sobre importantes temas regionais e internacionais na 2ª Cúpula da Celac, que se realizará nos próximos dias 28 e 29.

Os coordenadores nacionais, em sua maioria vice-chanceleres, deverão entrar em um acordo sobre a Declaração de Havana e alguns comunicados especiais que vão desde o apoio à Argentina na questão das Malvinas, o bloqueio contra Cuba, a defesa dos recursos naturais, os direitos dos povos originários, entre outros.

O chanceler cubano Bruno Rodríguez disse na véspera que esses documentos vêm sendo discutindo há várias semanas. Assegurou que a Declaração de Havana conta com amplo consenso.

A reunião dos coordenadores nacionais efetua-se a portas fechadas e poderá ter várias sessões deliberativas, até conseguir o maior consenso possível sobre as propostas que trazem os governos.

Esse é um requisito pré-estabelecido para a reunião que acontecerá na segunda-feira 27 de janeiro, entre os chanceleres da cúpula que representa todos os países americanos exceto Estados Unidos e Canadá.

Durante um ano Cuba tem ocupado a presidência pró tempore da Celac, com a ênfase no combate à desigualdade e a pobreza, bem como na maior integração das nações caribenhas.

Uma das propostas de Cuba é que na Cúpula que se inicia na próxima terça-feira se adote o compromisso de converter a América Latina e o Caribe em zona de paz e livre de armas nucleares.

Prensa Latina