Celac como ‘zona de paz’ é mensagem positiva ao mundo

A iniciativa da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) de proclamar a região como zona de paz envia uma mensagem muito positiva ao mundo, afirmou em Genebra o especialista da ONU Alfred de Zayas.

Em entrevista concedida à agência Prensa Latina, ele disse que a promoção do direito à paz e ao desenvolvimento está de acordo com a Carta da ONU e se dirige à busca da ordem internacional que seu mandato promove.

Leia também:
Secretário-geral da ONU participa em Cuba de Cúpula da Celac
A Cúpula da integração de Nossa América reúne-se em Cuba
Lula: Horizontes da integração latino-americana

"Fazer com que as diferenças sejam resolvidas por meio da diplomacia significa enviar uma mensagem positiva a outras regiões, onde os conflitos afetam milhões de pessoas, e constitui um exemplo de que estabelecer uma zona de paz é factível", disse o especialista da ONU.

Alfred De Zayas, que também é advogado e escritor, desejou êxito à 2ª Cúpula da Celac, que se realizará nos dias 28 e 29 de janeiro em Havana. Ele destacou a importância desse mecanismo de integração que agrupa os 33 países da região e fomenta o diálogo, a solidariedade e a cooperação entre seus membros.

"A união dos países latino-americanos proporciona mais visibilidade na arena internacional e uma maior efetividade na Assembleia Geral da ONU, no Conselho de Direitos Humanos e outros organismos", disse.

O especialista destacou a participação do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, na cúpula e considerou que isto lhe permitirá conhecer de perto a realidade latino-americana e caribenha.

No momento, a Celac, fundada em Caracas em dezembro de 2011, é presidida por Cuba, que na Cúpula de Havana passará a liderança à Costa Rica.

Prensa Latina