Chanceler cubano prevê consolidação da Celac em Havana 

A 2ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), cujo segmento de coordenadores nacionais se inicia neste sábado em Havana (Cuba), será um passo adiante em sua consolidação, assegurou na sexta-feira (24) o chanceler cubano Bruno Rodríguez.

Ao inaugurar o centro de imprensa da reunião, o titular cubano das Relações Exteriores disse que o encontro contribuirá para o objetivo de converter a Celac no único interlocutor da América Latina e o Caribe.

Rodríguez declarou que deve ser consolidado esse espaço de unidade e soberania regional, com reconhecimento à diversidade.

Apontou que a Celac tem um grande potencial, perto de 600 milhões de habitantes, poderosas culturas e delas algumas originárias, infraestrutura e recursos naturais.

No entanto, dimensionou que para os chefes de Estado e de Governo será um desafio encarar de maneira conjunta o flagelo da desigual distribuição da riqueza na região.

O chanceler disse que a presidência temporária de Cuba deseja que a ênfase da reunião se concentre na batalha contra a fome, as desigualdades e a pobreza.

Cuba também proporá a proclamação da América Latina e o Caribe como zona de paz, onde jamais se use a força ou a ameaça de empregá-la, vigorando apenas o diálogo e a negociação para solucionar os conflitos.

O chanceler cubano adiantou que a Declaração de Havana tem amplo consenso e estão sendo negociados outros documentos ou comunicados especiais que validam as posturas da Celac sobre assuntos de transcendência regional e internacional.

Na quinta-feira a equipe dirigente ampliada da Celac, integrada por Cuba, Chile, Costa Rica e San Vicente e Granadinas, identificou os documentos que deverão ser acordados pelos coordenadores nacionais e depois os chanceleres dos 33 países do bloco.

A Cúpula da Celac terá lugar nos dias 28 e 29 de janeiro no recinto de exposições Pabexpo, no oeste da capital cubana.

O chanceler cubano assegurou uma alta participação dos chefes de Estado e Governo para o encontro, que será acompanhado por mais de 400 jornalistas de meios de comunicação de diversas latitudes.

Prensa Latina