Programação: Dia do Maracatu é destaque do fim de semana

A Praça da Messejana recebe o passo cadenciado do maracatu cearense, no sábado a partir das 18h

Neste sábado, dia 25, a Praça da Messejana recebe o passo cadenciado do maracatu cearense, a partir das 18h, com o projeto Dia 25 é Dia de Maracatu. A atividade mensal, que acontece desde 25 de março de 2013, apresenta nesta edição de janeiro o cortejo do Maracatu Nação Baobab. O projeto da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, é uma política cultural de apoio e disseminação desta tradição ao longo do ano. Acontece todo dia 25, com apresentação de maracatus em diversos pontos da cidade.

Seguindo para os equipamentos culturais da cidade, tem espetáculo no Teatro Antonieta Noronha, que nos sábados de janeiro, sempre a partir das 19h, recebe a Temporada Garimpo de Talentos. A programação faz parte do encerramento da turma da oficina Garimpo de Talentos e apresenta as esquetes "Bate-Bola em Família", "A Louca"; "A Menina, a Boneca e o Sonho".

No Estoril a exposição “Cidade, Saudade – Fortaleza Anos 70” segue aberta para visitação de quinta-feira a sábado, das 16h às 21h, e, aos domingos, de 16h à 19h. A mostra retrata cenários e vivências da capital cearense em imagens do fotógrafo Nelson Bezerra. O acervo documenta desde a construção do Ginásio Paulo Sarasate, Castelão, Centro de Convenções, até a abertura de grandes avenidas, como a Aguanambi, a Santos Dumont e a Leste Oeste. No domingo (26), a programação do equipamento continua com o Ensaio Aberto do Afoxé Oxum Odolá, a partir das 15h.

E tem mais exposição na Biblioteca Municipal Dolor Barreira, com livros de diversas linguagens artísticas, como artes visuais, música, fotografia e cinema. É a Exposição Oi Futuro, que permanece aberta para visitação até o dia 31 de janeiro, de segunda a sexta, das 8h às 20h e aos sábados, de 8h às 17h. E mais: nesta quinta-feira (23) tem Contação de Histórias nos horários de 9h e 14h. O projeto incentiva os leitores a ouvir, contar e ler histórias, proporcionando a troca de experiências e saberes. A atividade acontece mediante agendamento feito pelo telefone (85) 3105.1299.

No Mercado dos Pinhões tem muita música animando a programação. Luís Cordeiro & Banda garantem o som na sexta-feira (24), das 20h às 23h, durante o Baile no Mercado e, no domingo (26), a partir das 19h, no Forró no Mercado. E no sábado (25) tem Feijoada no Mercado, das 13h às 17h, embalada pelo batuque do grupo Dragões do Samba.

A música continua na programação do Passeio Público, embalando o horário do almoço dos sábados e domingos, a partir das 12h30, com o Passeio Instrumental. Neste dia 25, quem garante o som é Macaúba e Tarcisio Sardinha e, no dia 26, é a vez de Trio Caixa de Som dar o tom da programação. No domingo pela manhã, a partir das 9h30, tem Piquenique para toda a família e, especialmente, para a criançada. Nesse fim de semana, a animação vai ficar por conta do Palhaço Lindin, com espetáculo de fantoches.

Na Praia de Iracema, o Largo do Mincharia recebe diversas atrações musicais, sempre às 19h30min. Na sexta-feira (24), Maestro Júlio César. E, no sábado (25), a animação fica por conta de Serrão de Castro .

Serviço

Dia de Maracatu

Quando: Sábado (25), das 18h às 19h
Onde: Praça de Messejana
Atração: Nação Baobab

Programação do fim de semana

Fonte: Prefeitura de Fortaleza