Ministra recebe Juventude de Heliópolis e fala de rolezinho

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, recebeu nesta sexta-feira (24) os jovens da UNAS (União dos Núcleos e Associações de Moradores de Heliópolis e Região), São Paulo (Capital). Após o encontro, postou mensagens em suas redes sociais.

"Hoje me encontrei com a juventude de Heliópolis (UNAS). Foi um encontro solicitado por eles. A UNAS tem excelentes projetos apoiados pelo MinC. Servem como exemplo do que dá certo com juventude. Falamos de rolezinho e eu ouvi: a gente quer sair dos nossos espaços". É isso, publicou a ministra.

No encontro com Marta, os jovens destacaram o êxito da implantação dos pontos de cultura, pelo Ministério da Cultura (MinC). Falaram também sobre o trabalho que desenvolvem com teatro (285 crianças atendidas), uma experiência que levaram à Guiné Bissau (África) – lá gerando continuidade do projeto, com multiplicadores da proposta.

Rolezinho

A ministra quis saber como eles estavam vivenciando e vendo a questão dos rolezinhos. "Ontem discutimos isso na rádio comunitária. Um dos problemas é: hoje, o jovem praticamente não tem espaços para ir e se divertir sem gastar, sem ter um consumo mínimo. É preciso criar espaços. A gente quer sair dos nossos espaços", relatou o grupo.

A ministra contou ao grupo que, para março, o Ministério da Cultura (MinC) está organizando (com apoios da Secretaria Geral da Presidência e do Ministério da Justiça), um encontro com 70 jovens do Brasil, no complexo cultural da Funarte (Fundação Nacional de Artes), em Brasília.

"É para a gente escutar os jovens; saber o que querem da Cultura. Estamos chamando de Usina Cultural", disse a ministra. Ela explicou que, depois, em maio, haverá um grande encontro – o "Curto-Circuito da Juventude" –, que vai acontecer contemplando as propostas que surgirem da Usina Cultural.

A ministra falou que o MinC já tem programas voltados para a juventude, mas há a percepção de que jovens que não estão engajados em organizações e movimentos sociais terminam não sendo contemplados. "No encontro de março, estamos priorizando jovens que não participam de movimentos institucionalizados", detalhou.

A proposta do encontro com os jovens, em março, foi lançada pela ministra em novembro, durante a III Conferência Nacional da Cultura, em Brasília, logo na abertura do evento. E durante a Conferência, houve uma oficina com os participantes do encontro, comandada pela pedagoga Marisa Greeb – referência em psicodrama no Brasil – com apoio da pesquisadora e escritora Paloma Klisys. Esse trabalho é uma das bases para a organização da Usina Cultural.

Fonte: Ascom/MinC