FST: Assis Melo se reúne com ministro do Trabalho

Participando da marcha de abertura do Fórum Social Temático de Porto Alegre nesta quinta-feira (23), o deputado federal Assis Melo (PCdoB-RS) voltou reafirmar o seu compromisso e do mandato com a classe trabalhadora. O parlamentar tem aproveitado as atividades para reafirmar o compromisso com as lutas da classe trabalhadora e dos movimentos sociais, bem como tem feito intervenções em defesa da ampliação de direitos e conquistas para as mais diversas categorias.

Assis Melo no Fórum Social Temático

Assis percorreu o trajeto de cerca de cinco quilômetros empunhando bandeiras do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região, do qual é presidente, e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), entidade da qual também integra a direção nacional.

Na quarta-feira (22), após palestrar para comerciários e comerciárias do Brasil, Assis se reuniu, juntamente com as centrais sindicais (CTB, UGT, Nova Central e CUT), e com o ministro do Trabalho Manoel Dias. No encontro, os sindicalistas debateram a pauta geral dos trabalhadores, como luta contra terceirização, redução da jornada e solução para o “famigerado” fator previdenciário.

Além de reforçar a importância dessas pautas apresentadas pelas centrais, Assis pediu ao ministro uma atenção especial para manter a regulamentação da NR-12, que garante segurança à vida do trabalhador, e ao projeto apresentado por ele que regulamentando o uso de câmeras de vídeo pelas empresas. No entendimento do parlamentar, essa situação tem trazido sérios problemas, inclusive psicológicos dos trabalhadores. A estabilidade sindical também entrou na pauta de temas tratados.

O ministro se comprometeu em analisar a pauta de reivindicação com sua equipe e anunciou, ao se referir ao projeto da terceirização, que a presidenta Dilma Rousseff já antecipou que vai vetar qualquer projeto aprovado no Congresso Nacional que retire direito dos trabalhadores ou precarize as relações de trabalho. Manoel Dias informou ainda que vai promover em março deste ano um grande seminário para debater pautas relativas ao trabalho com centrais, dirigentes de sindicatos, estudantes e outros movimentos sociais na tentativa de construir uma posição conjunta para avançar em alguns temas.

Fonte: Portal CTB