São Paulo recebe mostra com obras de Picasso, Warhol e Basquiat

Para comemorar o aniversário da cidade de São Paulo, no dia 25 de janeiro, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-SP) estreia uma exposição com obras de Picasso,Andy Warhol, Jean-Michel Basquiat, Roy Lichtenstein, Tom Wesselmann, Claes Oldenburg, Jasper Johns, entre outros.

Basquiat

Os trabalhos pertencem à coleção particular do empresário alemão Peter Ludwig (1925-1996). A mostra, batizada "Visões da Coleção Ludwig", tem curadoria de Evgenia Petrova, diretora do museu russo de São Petersburgo que hospeda o Museu Ludwig; Joseph Kiblitsky, curador do Museu Ludwig; e Ania Rodriguez, curadora da Arte A Produções.

Ludwig foi uma das figuras mais emblemáticas das artes na Alemanha. Ele é dono da maior coleção particular de Picasso do mundo. Com uma visão apurada para o que viria a se tornar uma tendência, o colecionador foi um dos primeiros entusiastas da pop arte e também um dos primeiros compradores dos trabalhos de Roy Lichtenstein e Jasper Johns.

Os cinco pavimentos do CCBB-SP receberão as 74 obras que compõem a exposição. Entre os trabalhos mais importantes da mostra estão "Big Heads" (1969), de Picasso, "Ruins" (1965), de Roy Lichtenstein, e "Shade/Shadow" (1959), de Jasper Johns.

A exposição "Visões da Coleção Ludwig" segue em cartaz até 7 de abril. A entrada é gratuita. (Imagem ao lado, obra de Picasso)

Fonte: SP-Arte