Comunistas russos resgatam papel de Lênin na história

O líder do partido Comunista da Federação da Rússia (PCFR), Guennadi Ziuganov, reivindicou nesta terça-feira (21) a vontade de uma parte significativa da sociedade russa de manter o corpo de Vladimir I. Lênin, no mausoléu da Praça Vermelha.

Ao render homenagem ao fundador do primeiro Estado socialista do mundo e da União Soviética no 90º aniversário de sua morte, Ziuganov afirmou que o cadáver de Lênin deve permanecer no Mausoléu.

A permanência do líder do proletariado mundial em um dos lugares históricos mais visitados por estrangeiros e nacionais de todas as regiões da Federação Russa (Patrimônio da Unesco) é um dos temas que mais polariza à sociedade russa e tem sido capitalizado por partidos conservadores.

Enquanto alguns setores políticos reavivam com regularidade a polêmica, 47 por cento da população recusa a ideia de enterrar o corpo embalsamado de Lênin, destes 29 por cento de maneira categórica.

Ziuganov recordou a contribuição do líder da Revolução de Outubro na construção de um Estado de novo tipo onde o trabalho, a justiça, o humanismo e o respeito ao futuro da humanidade foram seus princípios fundamentais.

Representantes do PCFR e de outras organizações de esquerda, defensoras do legado de Lênin e da União Soviética, renderam-lhe tributo nesta terça-feira no memorial moscovita. Similares homenagens foram realizadas pelos comunistas em outras cidades e regiões da Rússia.

Prensa Latina