China parabeniza Irã por acordo nuclear

A China parabenizou nesta terça-feira (21) a decisão do Irã de suspender o enriquecimento de urânio a 20 por cento nas usinas de Natanz e Fordow, para cumprir o acordo interino atingido em Genebra.

O porta-voz da chancelaria Hong Lei disse que essa ação de Teerã é bem vista por todas as partes vinculadas e pediu a realização de esforços conjuntos para um acordo integral e apropriado o quanto antes para solucionar essa crise.

O Irã suspendeu na segunda-feira 20 por cento do enriquecimento de urânio em cumprimento ao acordado em Genebra, uma ação que os Estados Unidos responderam com o relaxamento de algumas sanções econômicas contra essa nação persa.
Esperamos que todas as partes envolvidas respeitem as consultas e solucionem adequadamente as disputas para atingirmos um consenso sobre um acordo integral, de longo prazo e apropriado sobre essa crise nuclear o quanto antes, ressaltou o diplomata chinês.

Ele acrescentou que a China deseja manter contato com todas as partes e continuar desempenhando um papel construtivo com esse objetivo.

Esse acordo foi atingido em novembro de 2013 pela República Islâmica e pelo G5 + 1, integrado pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas (China, Estados Unidos, Rússia, Reino Unido e França), mais a Alemanha.

Em seu texto estabeleceu que o Irã iniciaria a suspensão de parte de suas atividades nucleares a partir de 20 de janeiro por seis meses e em troca haveria uma suspensão parcial das sanções econômicas.

Prensa Latina