Começa execução de acordo nuclear do Irã com G5+1

O Irã e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) começaram a implementar o acordo nuclear assinado com o Grupo 5+1 após a chegada no sábado (18) ao país persa de Massimo Aparo, funcionário de alto escalão desse organismo da ONU.

A delegação do organismo nuclear informará sobre os atos voluntários do Irã, que se iniciam nesta segunda-feira (20) para colocar em vigor o pacto assinado com os integrantes do G5+1, conformado pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido, mais a Alemanha.

O Irã aceitou que inspetores da AIEA visitem o reator de água pesada de Arak e as minas de urânio de Gachin para dissipar dúvidas sobre o caráter pacífico de seu programa de desenvolvimento nuclear.

Nesse mesmo dia deve começar o levantamento de algumas das sanções impostas à República Islâmica, incluído descongelamento de 4,2 bilhões de dólares retidos em bancos das potências ocidentais.

No fim do ano passado, Teerã e a AIEA assinaram um acordo para a construção de um clima de confiança mútua, com a condição de que as questões que forem esclarecidas não voltem a ser objeto de debate.

Prensa Latina