Celac: Marcos de uma história recente

Em 28 de janeiro, começa em Havana, Cuba, a reunião de cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac). Esse encontro de 33 chefes de estados e governos representará um passo a mais em favor da integração soberana dos países e povos da região. A Celac é o primeiro organismo multilateral na região da qual não participam os Estados Unidos e o Canadá. Conheça os principais marcos históricos da Celac.

Em dezembro de 1998, Hugo Chávez Frías é eleito presidente constitucional da Venezuela. Seu primeiro período presidencial, iniciado em 9 de fevereiro de 1999, marcou o começo de uma mudança radical na correlação de forças políticas na América Latina, dominada, até aquele momento pelos interesses da direita e a serviço do imperialismo norte-americano.

– Nos dez primeiros anos do século 21, na América Latina assumem a presidência mandatários que contribuem para configurar e fortalecer um processo que Rafael Correa, presidente do Equador, batizou como o fim da “longa noite neoliberal” na América Latina.

– Em 14 de dezembro de 2004, o presidente da República Bolivariana da Venezuela, Hugo Chávez, e o líder histórico da Revolução cubana, Fidel Castro, firmaram a Declaração Conjunta para a criação da Alba – Alternativa Bolivariana para os Povos da América e se realiza em Havana a primeira cúpula desse organismo, um mecanismo de integração baseado nos princípios da soberania, do respeito e da solidariedade entre os países.

– Em novembro de 2005, na cidade argentina de Mar del Plata, durante a 4ª Cúpula das Américas, foi enterrada a resolução para criar a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), que era uma iniciativa dos Estados Unidos. A Venezuela e os países membros do Mercado Comum do Sul, expressaram, através do documento final, que “as negociações para criar uma Área de Livre Comércio das Américas (Alca) devem ser suspensas imediata e definitivamente”, o que significou uma derrota política para o então presidente dos Estados Unidos George W. Bush.

– A partir de 2006 se incorporam sucessivamente à Alba a Bolívia, a Nicarágua, Dominica, o Equador, San Vicente y Granadinas, Antigua y Barbuda e Honduras. Este último país abandonou o organismo em 2009, depois do golpe de Estado que afastou do poder o presidente constitucional Manuel Zelaya. Em 2012, Santa Lúcia e o Suriname passaram a aderir como membros plenos da organização.

– Em maio de 2008, é fundada a União Sul-americana de Nções (Unasul), um espaço de discussão política multilateral cujos esforços se voltam para alcançar a unidade das nações sul-americanas, sob o reconhecimento de seus objetivos regionais, forças sociais e recursos energéticos.

– Em 15 e 16 de dezembro de 2008, tem lugar na Costa do Sauípe, Bahia, Brasil, a Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, convocada pelo mandatário brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva. Cuba participou como país convidado desta Cúpula, onde se decidiu sua incorporação ao Grupo do Rio. Na coletiva de imprensa final do encontro se informou que os países participantes trabalhariam na criação de uma organização própria da América Latina e do Caribe, sem a presença dos Estados Unidos.

– Em fevereiro de 2010, os 33 países independentes da região se reúnem na Cúpula da Unidade, na Praia de Carmen, na Riviera Maya, em Cancún, México. Os chefes de Estado e de Governo participantes fizeram coincidir a 2ª Cúpula da América Latina e do Caribe sobre Integração e Desenvolvimento (Calc) e a 21ª Cúpula do Grupo do Rio, das quais emergiu uma declaração que permitiu estabelecer o cronograma para a fundação da Celac. O documento final do encontro expunha o desejo de “construir um espaço comum com o propósito de aprofundar a integração política, econômica, social e cultural de nossa região e estabelecer compromissos efetivos de ação conjunta para a promoção do desenvolvimento sustentável da América Latina e do Caribe”.

– Em 2 e 3 de dezembro de 2011, constitui-se em Caracas, Venezuela, tendo o presidente Hugo Chávez como anfitrião, a Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), integrada pelos 33 países independentes da América Latina e Caribe. No encontro são adotados uns vinte documentos, entre os quais se sobressaem a Declaração de Caracas e o Plano de Ação. Durante sua fundação em Caracas em dezembro de 2011, Chávez expressou: “Uma das grandezas que tem a Celac é que apesar das diferenças, aqui estamos para debater e para definir o rumo da verdadeira integração e solucionar nossos graves problemas”.

– Em dezembro de 2012, realiza-se em Santiago do Chile a primeira Cúpula da Celac. Nesse encontro, a Cuba recebeu das mãos dos anfitriões a presidência temporária desse organismo de integração.

Cubadebate