RJ: Museu de Arte Religiosa e Tradicional será revitalizado

As obras de recuperação do Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio (MART/Ibram), anunciadas em novembro de 2013, começaram nesta semana. A intervenção integra as ações do Programa de Requalificação dos Museus do Ibram previstas para 2014.

museu de arte religiosa

Por segurança, o MART ficará fechado à visitação pública durante a reforma, que tem previsão para ser concluída dentro de cinco meses. Os trabalhos administrativos continuam a ser executados e os funcionários da instituição irão utilizar um espaço cedido pela Ordem Franciscana Secular para suas atividades.

As obras vão restabelecer a infraestrutura do MART, que em 2012 teve seu telhado avariado e sofreu danos em sua rede elétrica, causando um princípio de incêndio. O museu, que ficou fechado por cerca de 8 meses, foi reaberto ao público há um ano de forma apenas parcial.

A intervenção vai incluir recuperação da rede elétrica do prédio, cabeamento estruturado, infraestrutura para sistema de segurança e Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), além da pintura do museu.

Exposição

Situado no antigo Convento de Nossa Senhora dos Anjos e fundado em 1982, o Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio oferece uma exposição permanente de arte sacra dos séculos XVII e XVIII e peças de mobiliário. Valioso exemplar da arquitetura franciscana, o prédio, cuja construção data de 1686, é tombado desde 1957 pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Fonte: Ministério da Cultura