Cultura a política se misturam na Lavagem do Bonfim

Como acontece todos os anos, a militância do PCdoB foi às ruas da Cidade Baixa com suas bandeiras de luta, diversidade e a força da participação popular. A ala do Partido Comunista do Brasil saiu junto com os movimentos sociais, na ala puxada pela CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).

Malabaristas, pernas-de-pau, banda de percussão e muita alegria embalaram os comunistas nesta quinta-feira (16/01), que levavam palavras de ordem, como avançar nas mudanças, a partir de uma reforma política estrutural. A presidente do Comitê Municipal do PCdoB em Salvador, Olívia Santana, considera que é preciso ressaltar a evolução do país nos últimos 10 anos, como a redução da pobreza, por exemplo. O PCdoB faz parte do governo Dilma e segue nesta luta, mas é somente com mudanças estruturais, efetivas e duradouras, que se pode fazer o Brasil avançar mais.

Geraldo Galindo, secretário estadual de Comunicação do partido, destacou a participação dos sindicatos e movimentos sociais na festa. Para ele, a Lavagem do Bonfim é também um momento de fortalecer a luta. “Temos que aproveitar que as ruas estão cheias de gente para capitalizar nossas demandas. A CTB, por exemplo, defende aqui o trabalho digno”.

A juventude também se fez presente na caminhada. Com cartazes pelo fim da violência contra jovens negros e outras palavras de ordem, energia e irreverência, se destacou. Alan Valadares, presidente da UJS (União da Juventude Socialista) Salvador, explicou que os jovens já começaram 2014 com o ritmo das ruas, para aquecer as turbinas para o Congresso da UJS. Além disso, o mais jovem diretor do Comitê Municipal, ressaltou a importância da diversidade. “O PCdoB é um dos partidos que mais comunga desta ideia. Por isso, se faz presente todos os anos”.

A vereadora Aladilce Souza concorda. “É uma festa ecumênica, da diversidade, onde todos nós nos encontramos para renovar as energias e enfrentar mais um ano de lutas. Mas, 2014 vai ser especial na vida de Salvador. Queremos reafirmar o caminho de mudanças”. Ela confessou ainda que todos os anos faz um pedido. Este foi por uma cidade menos desigual, na qual as mulheres possam se afirmar cada vez mais e, assim, se possa radicalizar na democracia.

Como não poderia ser diferente, a Lavagem um Bonfim, a maior festa popular depois do Carnaval, que foi tombada pelo IPHAN como Patrimônio Imaterial, é também espaço para política. Segundo Daniel Almeida, presidente do Comitê Estadual do PCdoB na Bahia, a política não está separada das manifestações que a população faz. “Nosso espírito sempre esteve identificado com as ações, das mais diversas formas, do povo brasileiro. Por isso, estamos aqui, fazendo homenagem ao Senhor do Bonfim, mas, ao mesmo tempo, comemorando coisas que foram realizadas no ano passado e nos preparando para tantas outras atividades que devemos nos envolver esse ano, lembrando que é ano eleitoral”.

De Salvador,
Maiana Brito