Cartaz é arte na mostra mundial Cultural do Rio

A Caixa Cultural Rio de Janeiro apresenta até o próximo domingo (19) a exposição “Ponto de Vista – Coleção Rico Lins de Cartazes Contemporâneos”. A mostra revela o que há de melhor no cartazismo internacional, em mais de 70 peças de vários países, como França, Alemanha, Polônia, Cuba, Japão, Suíça, EUA, Itália, Espanha e Holanda, as quais o designer carioca coleciona há 34 anos.

Coleção de Rico Lins tem como destaque cartaz sobre Direitos Humanos

Um dos destaques é a série de cartazes sobre Direitos Humanos, criada em 1989 por diferentes designers, em comemoração aos 200 anos da Revolução Francesa.

Reunindo peças de autores como o polonês Henryk Tomazewski, o japonês Shigeo Fukuda, o espanhol Isidro Ferrer, o suíço Niklaus Troxler, o alemão Pierre Mendell, e os americanos Tibor Kalman e Milton Glaser, entre outros, a coleção é resultado do cuidadoso garimpo, realizado por Rico Lins, desde que entrou em contato com o cartazismo da contracultura americana, do pop e do maio de 68 francês. Também serão expostas obras assinadas por coletivos, como Grapus, Ostengrouppe e Radovan Jenko.

Os primeiros cartazes, Rico não esquece, fazem parte de uma série de trabalhos com os temas circo e espetáculos teatrais, adquirida em Varsóvia, em 1979. “A Polônia tem uma grande tradição e foi a propulsora de toda uma geração de cartazistas internacionais, alguns dos principais ainda em plena atividade atualmente”, afirma o colecionador. Esta é a primeira vez que o designer realiza mostra da sua coleção.

Formado em 1976 pela Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI), no Rio, Rico possui artigos e portfólios publicados em inúmeros livros e nas principais revistas nacionais e internacionais de design e comunicação. Seus trabalhos estão nas coleções do Musée d’Histoire Contemporaine e do Musée de l’Affiche et de la Publicité e da Bibliothèque Nationale Française, em Paris; do Pôle Graphique de Chaumont, no nordeste da França; Die Neue Sammlung, Staatliches Museum für Angewandte Kunst, em Munique; e do Museu de Arte Contemporânea de São Paulo. Sua última exposição, no Rio de Janeiro, foi “Rico Lins: uma gráfica de fronteira”, em 2009, na CAIXA Cultural, que recebeu os prêmios Jabuti e APCA, em 2009, pela Obra Gráfica.

Serviço:
Exposição “Ponto de Vista – Coleção Rico Lins de Cartazes Contemporâneos”
Data: Até 19 de janeiro de 2014 (de terça-feira a domingo)
Hora: das 10 às 21h
Local: CAIXA Cultural do Rio de Janeiro – Galeria 1
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro – Rio de Janeiro (RJ). Telefone: (21) 3980-3815
Entrada Franca
Classificação: Livre

Fonte: Jornal do Brasil