Brasil disputa o Festival Internacional de Cinema de Berlim

Depois de uma ausência de seis anos, o cinema brasileiro foi novamente selecionado para a competição no Festival Internacional de Berlim (6 ao 17 de fevereiro), onde irá concorrer com 19 filmes de nacionalidades diversas.

Por Rui Martins, de Genebra, no Correio do Brasil


filme Praia do Futuro, de Karim Ainouz,

Trata-se do filme Praia do Futuro, de Karim Ainouz, rodado em Fortaleza, Berlim e no Mar do Norte e conta a história de um cearense que se torna emigrante brasileiro na Alemanha, para onde foi levado por uma paixão por um alemão com o qual, no início, se comunicava só por sinais, mas que o levou a dominar o idioma quando viviam em Berlim.

Como ocorre com muitos emigrantes, o personagem do filme de Karim, de nome Donato, decide começar vida nova no estrangeiro, rompendo com seu passado e mesmo com sua família, para a qual não envia nenhuma carta e nenhuma mensagem. Porém, deixou sua imagem de um ótimo nadador, como salvavidas, na Praia do Futuro, um bairro de Fortaleza, construído com o objetivo de se tornar uma atração turística, mas que o excesso de salinidade no ar levou ao fracasso.

Essa imagem ficou gravada na imagem do irmão mais novo, Ayrton, que, oito anos depois da partida e desaparecimento de Donato, aprende rudimentos da língua alemã e vai à Alemanha à sua busca. O encontro vai ocorrer numa outra praia, fria e cinzenta, bem diferente da praia cearense quente e colorida.

Karim Ainouz vive (foto ao lado entre os atores do filme) atualmente em Berlim considera seu filme uma homenagem a Berlim e vê algumas comparações entre uma praia turística que se pretendeu construir e uma cidade destruída, que se reconstruiu. Outros filmes de Karim Ainouz – O Céu de Suely, Abismo Prateado e Madame Satã.

São atores, Wagner Moura (Donato), Clemens Schick (Conrad) e o estreante Jesuita Barbosa (Ayrton). Embora tratando de um amor homossexual, Karim considera os personagens de seus filme como homens fortes e heróis, um filme sobre a coragem de tirar sua máscara, superar obstáculos e viver sua vida.

Outros filmes brasileiros em Berlim – na mostra Panorama, está o Homem das Multidões, de Cao Guimarães com Marcelo Gomes; e Hoje eu quero voltar sozinho, de Daniel Ribeiro. Dois filmes argentinos concorrem com o brasileiro na competição internacional.
Rui Martins, correspondente em Genebra, estará em Berlim durante o Festival.

Fonte: Correio do Brasil