China divulga recorde em reservas internacionais e otimismo

Segundo o relatório anual divulgado pela PricewaterhouseCoopers (PwC), intitulado "Bancos Estrangeiros na China", a maioria dos bancos com capital estrangeiro está otimista com o crescimento chinês a longo prazo. Ainda nesta quarta-feira (15), o o Banco Popular da China, divulgou dados que revelam um novo recorde histórico de reservas internacionais no país.

O Banco Central Chinês informou que, até o final de 2013, as reservas internacionais do país somavam US$ 3,82 trilhões, batendo novo recorde histórico. O número registra um aumento de US$ 509, 7 bilhões em relação ao resultado no final de 2012.

Já sobre os bancos estrangeiros, o relatório da PwC considera que a reforma chinesa vai criar mais oportunidades e estabelecer uma plataforma de competição ainda mais justa.

A China tem considerado liberar a taxa de juros ao mercado, especialmente a de depósito. Para a PwC, isso vai influenciar o lucro dos bancos chineses, mas também apresentará uma oportunidade aos bancos estrangeiros.

Nesse contexto, o bom nível de administração de risco e a abundante experiência na inovação de produtos financeiros dos bancos estrangeiros vão aumentar a competitividade desses bancos no mercado chinês.

Ainda segundo o relatório, os bancos estrangeiros estão planejando oferecer serviços para a reestruturação e internacionalização das empresas nacionais, além de desenvolver mais serviços financeiros.

Com informações da Rádio China Internacional