PCdoB faz arrastão político e cultural na Lavagem do Bonfim

Em mais uma participação na tradicional Lavagem do Bonfim, nesta quinta-feira (16), o PCdoB convoca toda a militância para seguir até a Colina Sagrada. O ponto de encontro dos comunistas é em frente à Associação Comercial da Bahia, na praça Conde dos Arcos, no Comércio, às 8h.

Em um arrastão político e cultural, que conta com a animação de malabaristas, pernas-de-pau, baianas e muito samba, os militantes vão levar as bandeiras de luta. Entre as principais, avançar nas mudanças, com reforma política no Brasil e em Salvador.

De acordo com a presidente do Comitê Municipal do PCdoB em Salvador, Olívia Santana, o Partido terá um cortejo bastante representativo na festa que marca o começo ano na capital baiana, associando política com cultura. “Defendemos a tradição popular e o sincretismo religioso. Não podemos deixar que a cultura desta festa, representada pelas baianas, seja colocada em uma posição secundária.”

Para a Negona, as baianas têm de ser valorizadas, pois foram elas que começaram a tradição e deram vida à Lavagem do Bonfim. “Elas lavam a escadaria da Igreja, como forma de espantar as coisas ruins e permitir que coisas boas adentrem. E o Partido Comunista do Brasil tem sintonia com este viés”, explica a presidente.

Com muita animação, o PCdoB participa do cortejo junto aos movimentos sociais, dialogando com o espírito da Lavagem, que é o um espaço de manifestações populares.

De Salvador,
Maiana Brito