Festa do Bonfim recebe título de Patrimônio Imaterial Nacional

Na quinta-feira (15/01), a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, em Salvador, estará em festa. Além da tradicional lavagem das escadarias, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, e a presidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Jurema Machado, entregarão o título de Patrimônio Imaterial Nacional à Festa do Bonfim, em cerimônia a ser realizada a partir das 9h, na igreja da Colina Sagrada.

O título será entregue ao governador Jaques Wagner, ao prefeito de Salvador, ACM Neto, ao Arcebispo Dom Murilo Krieger, ao superintendente do IPHAN-BA, Carlos Amorim, e ao juiz da secular Irmandade do Nosso Senhor do Bonfim e Nossa Senhora da Guia, Arthur Napoleão.

Em junho de 2012, o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural aprovou a Festa de Nosso Senhor do Bonfim como Patrimônio Cultural Brasileiro. Realizada sem interrupção desde o ano de 1745, a festa, que só perde para o Carnaval em atração de participantes, articula duas matrizes religiosas distintas: a católica e a afro-brasileira.

A Festa do Bonfim, mais do que uma grande manifestação religiosa da Bahia, é uma referência cultural importante na afirmação da cultura baiana, além de representar um momento significativo de visibilidade para os diversos grupos sociais. A Igreja, construída para abrigar a imagem do Senhor do Bonfim que veio de Portugal no século XVIII, é um monumento tombado pelo IPHAN desde 1938, registrado no Livro de Belas Artes.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com agências