Museu de Bela Artes ganha 205 obras de Cândido Portinari

No próximo dia 13 de janeiro, segunda-feira, a partir de 11 horas da manhã, a Finep assina a doação de 205 obras de sua coleção do pintor Cândido Portinari para o Museu Nacional de Belas Artes/Ibram/MinC. A cerimônia acontece no Salão Nobre do museu. São pinturas a óleo em tela, desenhos em grafite, nanquim bico-de-pena, caneta tinteiro, gravura a água-forte e água-tinta em papel, dentre outros.

mostra - divulgação

Participam do evento que oficializa a cessão da Coleção Finep-Portinari a ministra da Cultura, Marta Suplicy, o presidente da Finep, Glauco Arbix, o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Angelo Oswaldo Santos, a diretora do MNBA, Mônica Xexeo e o filho de Portinari, João Cândido. Na ocasião, Glauco Arbix será agraciado com o prêmio Quirino Campofiorito (artista plástico brasileiro), voltado àqueles que dão apoio ao MNBA. 

 
Com a doação da Finep ao MNBA, o museu passa agora a ter o maior acervo público do artista, com 243 trabalhos — depois da instituição, segundo João Candido, figuram o Masp, em São Paulo, que detém a importante série "Retirantes", e os museus da Chácara do Céu e do Açude, que são, juntos, donos de mais de cem obras do pintor.
 
O MNBA/Ibram/MinC  já havia recebido cinco doações de obras de Portinari em 2013, entre elas "A primeira missa" (1948), adquirida pelo Ibram  por R$ 5 milhões e doada ao museu em janeiro,  e as telas da Capela Mayrink, na Floresta da Tijuca.  As 205 obras que a Finep entrega agora à instituição devem ser expostas no final de maio e seguir em cartaz até setembro deste ano.

Fonte: Museu Nacional de Belas Artes

 
 .