Preocupações ambientais são reforçadas na China

De acordo com um documento do Conselho de Estado, o gabinete chinês, modificações nas reservas naturais de nível estatal devem ser pensadas exclusivamente com o objetivo de proteger os animais selvagens, a integridade do ecossistema e a biodiversidade. A China está reforçando a proteção de reservas naturais por meio da definição clara de sua área e punição severa para quem ameaçar a vida selvagem.

Ajustes nas reservas naturais devem ser feitos pelo menos de cinco em cinco anos, de acordo com o documento, acrescentando que os responsáveis por danos severos às reservas naturais enfrentarão as responsabilidades jurídicas.

O relatório, divulgado nesta quarta-feira (8), enfatizou a proteção especial para reservas naturais de alto valor e condições mais rígidas nos ajustes das reservas.

Um comunicado do Ministério da Proteção Ambiental disse que os funcionários governamentais e o público devem estar plenamente conscientes do grande significado da preservação da biodiversidade e entender que as reservas naturais são as áreas onde o desenvolvimento é proibido.

Transparência e participação nas avaliações ambientais

No início da semana, o regulador ambiental da China exigiu avaliação transparente e prometeu tolerância zero com os órgãos e funcionários envolvidos em falsificações das avaliações.

Os órgãos de avaliação ambiental têm de publicar seus relatórios em texto completo, a fim de solicitar mais sugestões e serem mais supervisionados pela população, de acordo com um comunicado publicado pelo Ministério da Proteção Ambiental.

Foi solicitado que os governos locais tornem públicas suas promessas em relação à proteção ambiental, e permitam que a população vigie as autoridades no melhor cumprimento possível de suas promessas.

Milhares de pessoas reuniram-se na cidade de Shifang, na Província de Sichuan, sudoeste da China, em julho de 2012, para exigir que o governo local parasse a construção de uma fábrica de fundição de cobre, pois muitos habitantes temiam que a água e o ar na cidade pudessem ser poluídos. O projeto foi devidamente abandonado.

Uma circular em separado lançada pelo ministério pediu supervisão mais rígida dos órgãos e praticantes de avaliação ambiental, declarando que os certificados de qualificação desses órgãos e praticantes serão anulados se falsificações serem descobertas.

Com informações da Rádio China Internacional