Argentino Luis Arrieta estreia "39155 mutações", na Funarte SP

O bailarino, coreógrafo e diretor argentino Luis Arrieta estreia quinta-feira, 9 de janeiro de 2014, na Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte SP, o espetáculo 39155 mutações. A obra celebra os 40 anos de carreira do artista, que chegou ao Brasil aos 23 anos, em 1974, e consolidou aqui uma trajetória de dedicação integral à dança.

Luis Arrieta - coreógrafo argentino

Sem ser uma revisita, o novo trabalho propõe o desdobramento da composição O cisne, criada em 1990 por Arrieta, em infinitas possibilidades de interpretação – ou mutações – no tempo de um espetáculo. A coreografia que estreia na Funarte reúne elementos simples de uma linguagem de movimentos presente em muitas das obras do bailarino.

Em O cisne, Arrieta aborda a consagração mítica desta ave a Apolo, deus da música, porque – diz a lenda – ela anuncia, cantando, sua morte. Já 39155 mutações toma por base o I Ching, O livro das mutações, e uma de suas tradicionais formas de consulta, por meio de três moedas caídas naturalmente sobre uma mesa. No palco, estas moedas estarão representadas simbolicamente por um violoncelista, um percussionista e um bailarino, e pelo desejo de "conhecer mais profundamente a verdadeira forma de um cisne dançar".

Luis Arrieta nasceu em Buenos Aires, capital da Argentina. Começou a aprender dança na Escuela del Ballet Contemporáneo de la Ciudad de Buenos Aires e estudou cenografia na Universidad de El Salvador. Arrieta é autor de mais de 150 obras, entre coreografias para o Balé da Cidade de São Paulo (SP), do qual foi por duas vezes diretor, e para importantes companhias de dança na Argentina, Estados Unidos, Cuba e Brasil – aqui, o Balé Teatro Castro Alves (BA), a Rede Manchete de Televisão (RJ) e o Ballet Municipal do Natal (RN). Foi, também, diretor artístico do Elo Ballet de Câmara Contemporâneo.

Espetáculo: 39155 mutações
De 9 a 19 de janeiro
Quintas, sextas e sábados, às 20h; domingos, às 18h

Fonte: Funarte/MinC