Haiti e República Dominicana avançam diálogos de aproximação

O Haiti anunciou uma comissão oficial de diálogo com a República Dominicana, sobre temas comuns de grande importância, para a próxima terça-feira (7). O primeiro-ministro haitiano, Laurent Lamothe, que publicou a informação em seu perfil do Twitter, encabeça o grupo anfitrião das conversações, na localidade de Ounaminthe, fronteiriça com o território dominicano.

A delegação do Haiti contará também com os respectivos titulares do Ministério de Relações Exteriores, de Cultos, Interior e Autoridades Locais, e Comércio e Indústria: Pierre-Richard Casimir, David Bazile e Wilson Laleau, e o conselheiro econômico do chefe de Governo, Nesmy Manigat. Segundo o porta-voz da Presidência, Lucien Jura, a presidenta da Associação de Indústrias do Haiti, Norma Powell, assistirá ao encontro em qualidade de observadora.

Temas migratórios, comerciais, ambientais, de recursos naturais e de segurança estão previstos na agenda do encontro, que terá continuidade nos meses seguintes. Como observadores regionais e internacionais, estarão no encontro os representantes da Venezuela, da Organização das Nações Unidas (ONU), da União Europeia (UE) e da Comunidade do Caribe.

Os presidentes do Haiti e da República Dominicana, Michel Martelly e Danilo Medina, respectivamente, concordaram com o avanço do diálogo sobre assuntos de interesse mútuto em dezembro, durante uma reunião em Caracas, capital venezuelana.

Diante do respaldo do governo do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, ambas as partes comprometeram-se a trabalhar com empenho para abordar satisfatoriamente temas migratórios, comerciais, ambientais e de segurança, entre outros. Martelly e Medina viajaram a Caracas para participar de uma Cúpula da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América e do acordo energético regional Petrocaribe, de iniciativa da Venezuela.

Fonte: Prensa Latina
Tradução da redação do Vermelho