Governo e oposição no Camboja preparam encontro

O Partido do Povo do Camboja (PPC), no governo, e seu principal rival, o Partido do Resgate Nacional (PRNC), confirmaram nesta quinta-feira (2) que se reunirão na sexta-feira (3), com grupos de trabalho, para preparar uma reunião entre seus líderes.

Fontes de ambas as partes anunciaram aos meios de comunicação que esse diálogo preliminar tem como objetivo estabelecer uma agenda para um eventual encontro posterior entre o premiê, Hun Sen, e o o opositor, Sam Rainsy.

Para o PPC, a conversa deve discutir a introdução de uma reforma eleitoral que foi o tema central da última reunião deste tipo, realizada em setembro passado, quando estava acentuada a polêmica em torno do resultado das eleições de dois meses atrás.

No entanto, o PRNC incorporou recentemente o tema do salário dos trabalhadores do setor das confecções, onde foi realizado um movimento grevista em demanda de melhores pagamentos.

Yim Sovann, porta-voz dessa formação política, afirmou que caso não se chegue a acordos, continuarão "por nosso próprio caminho", o que se traduz na retomada de protestos nas ruas, semeando dúvidas em analistas de meios de comunicação sobre uma verdadeira vontade para negociar.

Enquanto isso, os 68 deputados ativos do vencedor PPC solicitaram à Comissão Nacional Eleitoral e ao rei Nortodon Sihamoni que, de acordo com o estabelecido constitucionalmente, procedam a redistribuição das 55 cadeiras vazias, devido ao boicote do PRNC, entre os outros partidos do país que disputaram as eleições de julho.

Fonte: Prensa Latina