Flávio Dino: Um ano de muito trabalho 

Este 2013 que se encerra foi um período em que mantive intensa atividade à frente da Embratur. Conseguimos instalar 13 Escritórios Brasileiros de Turismo (os EBTs), que já estão servindo de referência da política promocional do Brasil no exterior, tanto trabalhando como base para nossas ações nos principais mercados do turismo brasileiro, como colhendo informações sobre tendências de consumo que contribuirão para manter atualizada a estratégia de promoção da imagem do Brasil.

Por Flávio Dino* 

Esses 13 Escritórios agora funcionam na Inglaterra, Alemanha, Itália, Portugal, Espanha, França, Holanda, Argentina, Peru, Estados Unidos (três) e no Japão. Isso demandou um prolongado trabalho das áreas técnicas da Embratur, para encontrarmos o melhor formato jurídico que permitisse a sua contratação e, ao mesmo tempo, assegurasse regras rígidas de execução do contrato, visando a maior produtividade. É uma conquista que me orgulho de ter coordenado, legando mais uma contribuição para a promoção do Brasil.

Além disso, apesar das limitações orçamentárias, conseguimos garantir um ritmo de ações promocionais que nenhum país mantém. A Embratur realizou, ao longo de 2013, 187 ações no exterior, com duração média de dois dias cada. Isso significa que, na prática, realizamos um evento para cada dia do ano de 2013, projetando a cultura e as paisagens brasileiras nos principais mercados do planeta.

Entre os eventos, destaco a realização dos Seminários “Goal to Brasil”, novidade lançada na nossa gestão, que foi premiada este ano em três categorias do Prêmio Stevie Awards, espécie de Oscar das ações de promoção. Com esse projeto, já capacitamos mais de 2 mil operadores e agentes de turismo estrangeiros, preparando-os para vender viagens para o Brasil com um grande volume de informações.

O resultado dessas ações é que encerramos 2013 como o melhor ano da história para a economia do turismo. Foram mais de 6 milhões estrangeiros visitando nosso país, marca nunca antes alcançada. Esse número representou, de janeiro a novembro, mais de 6 bilhões de dólares trazidos para nossa economia por meio desses turistas e injetados em um setor que equivale a 3,6% do PIB do Brasil, ajudando a gerar empregos diretos e indiretos para mais de 10 milhões de pessoas.

Esse êxito é fruto de um planejamento acertado da Embratur, que tem aproveitado a oportunidade proporcionada pelos megaeventos para alimentar um ciclo virtuoso de crescimento médio de 5% ao ano no turismo brasileiro, bem acima da média mundial. A Copa das Confederações, a Jornada Mundial da Juventude e a Copa do Mundo interessam não apenas pelos turistas que trazem durante os dias de evento. A exibição desses eventos pela TV, para bilhões de pessoas no mundo todo, garante uma grande exposição que, bem trabalhada, está consolidando o turismo brasileiro em um novo patamar.

Outra frente de trabalho que deixo bem implantada na Embratur é a imprescindível preocupação com a competitividade dos produtos brasileiros, pois a melhor ação promocional que pode existir é cobrar preços justos por serviços de boa qualidade.

Assim, vai chegando ao fim a minha gestão na Embratur. Em 2014 estarei integralmente dedicado ao movimento Diálogos pelo Maranhão. Já visitamos mais de 60 municípios, ouvindo a população, conhecendo melhor a realidade de cada cidade e discutindo soluções para os graves problemas sociais do nosso Estado.

Como faço desde que tinha 15 anos de idade, continuarei lutando muito contra as injustiças. Não aceito que o Maranhão figure em último ou penúltimo lugar nos indicadores sociais, nem que continue todo dia sendo alvo de notícias negativas na mídia nacional, a exemplo da atual crise na segurança pública.

Tenho fé de que em 2014, juntos, vamos virar a página da política ultrapassada que aí está e escrever uma nova história para o Maranhão, com desenvolvimento, igualdade e democracia.

Flávio Dino é presidente da Embratur e membro do Comitê Central do PCdoB.