Programa baiano de ressocialização receberá prêmio nacional

O Programa Qualifica Ressocialização, desenvolvido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) será premiado pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária do Ministério de Justiça. A solenidade do Prêmio Nacional de Boas Práticas em Política Criminal e Penitenciária acontecerá no final de janeiro, em Brasília.

Executado em 2012, o programa promoveu a qualificação profissional de mais de 800 custodiados de presídios baianos. O programa foi realizado em 19 unidades prisionais nos municípios de Valença, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Salvador, Lauro de Freitas, Serrinha, Simões Filho, Feira de Santana, Juazeiro e Vitória da Conquista.

Satisfeito com a premiação nacional, o secretário da Setre, Nilton Vasconcelos, destaca que o “Qualifica Bahia atua de forma estratégica, preparando os trabalhadores para atender a demanda do mercado de trabalho e aproveitar oportunidades criadas por obras e investimentos públicos e privados que chegam ao Estado. Com essa ação voltada diretamente para homens e mulheres que estão em regime de reclusão no sistema semiaberto, queremos dar oportunidade de reinclusão dessas pessoas na sociedade”.

O Prêmio Nacional de Boas Práticas em Política Criminal e Penitenciária tem como finalidade identificar, difundir e estimular a realização de boas práticas na execução penal, de maneira a contribuir na reintegração e humanização dos apenados, assim como promover uma mobilização nacional em favor do aprimoramento da execução penal e a replicação das boas experiências.

Qualifica Bahia

Voltado para a formação social e profissional de trabalhadores e trabalhadoras na Bahia, o Qualifica Bahia foi criado para atender a atual elevação da demanda de qualificação no Estado, nas cadeias produtivas da Agricultura Familiar e Economia Solidária, Comércio e Serviços, Construção Civil, Empreendedor Individual, Construção Naval, Portuário e Mineração, turismo e Petróleo e Gás.

Na sua proposta geral, o programa Qualifica Bahia atua de forma estratégica, preparando os trabalhadores para aproveitar as oportunidades criadas por obras e investimentos públicos e privados que chegam ao Estado.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Setre