Nossos Brasis: Prioridades da População  

A pesquisa Meu Mundo (My World) é uma iniciativa global comandada pela Organização das Nações Unidas (ONU) junto com parceiros. Seu objetivo é captar a voz das pessoas, suas prioridades e visões sobre o mundo para que os líderes globais possam se informar no âmbito da definição da nova agenda de desenvolvimento para o mundo.

Marcelo Neri*

Através de um website, a ONU pede para os indivíduos selecionarem 6 entre 16 possíveis prioridades que fariam a maior diferença para a suas vidas e de suas famílias. Essa lista de 16 itens foi feita a partir de prioridades reportadas por pessoas pobres em pesquisas existentes e se encontram na pauta dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) da ONU.

A partir da análise dos dados do website, foi feita uma comparação das prioridades escolhidas pelos brasileiros e pela população mundial em geral. Os principais resultados foram que, primeiramente, as prioridades são Educação de Qualidade e Melhoria dos Serviços de Saúde, nesta ordem. Apesar dessa convergência nas primeiras posições, há algumas divergências entre a realidade brasileira e a mundial, destacadas a seguir.

O brasileiro dá mais prioridade à Proteção contra o Crime e a Violência em relação à população mundial (4o lugar para os brasileiros e 7o no ranking global), reflexo do elevado índice de criminalidade do país, um dos principais problemas sociais tupiniquins. O mesmo acontece com Combater as Mudanças Climáticas (13o no Brasil x 16o no Mundo).

Por outro lado, o brasileiro dá menor prioridade a Melhores Oportunidades de Trabalho (8o lugar contra 3o no mundo), o que pode ser um reflexo da recente expansão que houve no mercado de trabalho brasileiro, que se encontra próximo do pleno emprego.

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), por meio da pesquisa domiciliar do Sistema de Indicadores de Percepção Social (Sips), levou a campo uma rodada em agosto de 2013 em que foram replicadas as perguntas do Meu Mundo, recebendo um prêmio da Campanha do Milênio da ONU por ter dado a maior contribuição da América Latina e Caribe para a pesquisa internacional.

Agenda dos Brasileiros

Quais são as prioridades dos brasileiros? Quais recebem destaque diferenciado entre os menos escolarizados, os mais pobres e os beneficiários do Bolsa Família? O que merece atenção especial entre mulheres, negros, nordestinos e no interior dos estados? Como as prioridades brasileiras se comparam às do resto do mundo?

Olhando para as prioridades escolhidas pelos brasileiros através da pesquisa Sips, temos que a principal é a Melhoria dos Serviços de Saúde (em 87,64% das respostas, essa opção estava presente entre as 6 escolhidas), seguida de Educação de Qualidade (72,97%), Proteção Contra o Crime e a Violência (61,44%) e Melhores Oportunidades de Trabalho (60,28%). As últimas prioridades no ranking brasileiro foram Acesso ao Telefone e à Internet (6,71%), Combater as Mudanças Climáticas (7,72), Liberdades Políticas (11,82%) e Acesso à Energia em sua Casa (14,09%).

Para captar as diferenças de prioridades de subgrupos específicos da sociedade brasileira, foram calculadas as diferenças entre os percentuais referentes a cada prioridade de acordo com diversas características, como idade, gênero, raça e região geográfica, entre outras. O foco de análise foi as três maiores e três menores diferenças de prioridade para cada subgrupo escolhido.

Agenda da Base

Analisando a agenda da base educacional, foi feita a comparação entre indivíduos que possuem até a 4a série completa e aqueles com pelo menos superior incompleto. O resultado obtido foi que os menos escolarizados enfatizam proteção social, violência e trabalho. Olhando para a base econômica (10% mais pobres vis-à-vis 10% mais ricos), percebemos que a agenda dos mais pobres reflete as mesmas prioridades dos menos escolarizados, enquanto a dos mais ricos é mais pautada por questões ambientais, de governança e de liberdades políticas.

Estendendo essa agenda para os beneficiários do Bolsa Família e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), temos que eles priorizam de forma diferenciada aspectos básicos da vida como água, proteção social e acesso a alimentos.

Agenda Jovem

A partir da comparação entre os jovens (15 a 29 anos) e os demais adultos (30 anos ou mais), percebe-se que os jovens querem em maior proporção boa escola, mais liberdade e menos preconceito enquanto os mais velhos priorizam mais governo honesto e aposentadoria.

Agenda Feminina

As mulheres destacaram com maior frequência três itens ligados ao bem-estar familiar: comida, água e escola. As respostas dos homens, por sua vez, tiveram mais peso em questões externas ao lar, como governança, transporte e liberdades políticas.

Agenda Negra

Os autodeclarados de cor preta ou parda deram, em maior proporção, destaque a saneamento básico, saúde e trabalho, enquanto os que se reportaram brancos priorizaram mais proteção contra o crime, igualdade de gênero e meio ambiente.

Agenda Nordestina

A comparação entre o Nordeste e o Sudeste foi a que apresentou as maiores diferenças de prioridades. Os nordestinos dão uma prioridade muito maior ao acesso à água (36,41 pontos percentuais a mais), seguido pelo acesso a alimentos e o combate a mudanças climáticas, o que pode ser um reflexo da seca na região. Já os residentes na região Sudeste elegeram com mais frequência a governança, a educação e o meio ambiente, prioridades destacadas também no topo da distribuição de renda do Brasil.

*É presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e ministro-chefe interino da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE)