Em 2013, Juazeiro avançou nos serviços de saúde pública

A saúde em Juazeiro, no interior da Bahia, encerra 2013 com saldo positivo e com a conquista de muitos avanços, principalmente na Atenção Básica. Para melhorar o acesso e ampliar a oferta de serviços na área, a Prefeitura lançou, neste ano, o Programa Mais Saúde, que já começa a dar bons resultados, e iniciou a qualificação da assistência à comunidade.

Com o Mais Saúde, a administração municipal de Juazeiro, que tem a frente o prefeito Isaac Carvalho (PCdoB), otimiza o desenvolvimento das políticas públicas na área, principalmente com a chegada de mais médicos e melhor acolhimento nas unidades. Os postos de saúde estão recebendo o apoio de 22 médicos residentes em convênio com a Univasf, para continuação da implantação do acolhimento que fortalece a escuta aos usuários, reduzindo filas e agilizando os serviços.

Outra conquista da gestão, neste ano, foi à implantação do atendimento noturno com médicos e enfermeiros até às 22h. Inicialmente, a implantação acontece nos postos de saúde do Argemiro, João Paulo II e no Centro Especializado em Odontologia (CEO).

O Mais Saúde, em parceria com o governo federal, levou ao município a Carreta Oftalmológica, que desde o final de novembro iniciou o mutirão de atendimentos. A meta inicial é atender quase 1 mil crianças e adolescentes de 5 a 19 anos, identificados através do trabalho do Programa Saúde na Escola, além dos alunos cadastrados no Programa Brasil Alfabetizado (PBA).

Inaugurações

Só neste ano, a administração municipal inaugurou cinco postos de saúde, todos com estrutura ampla e dentro das exigências do Ministério da Saúde. Nos próximos anos, Juazeiro ainda receberá mais 15 novas UBS. A próxima unidade a ser inaugurada é a do bairro Antonio Guilhermino, prevista para janeiro de 2014. Dentro do Programa Requalifica UBS do governo federal, 25 unidades de saúde terão equipamentos renovados, 21 serão reformadas e cinco ampliadas.

Saúde em Movimento

De 07 a 15 de janeiro, os governos municipal e estadual promoverão o Saúde em Movimento, que promoverá uma média de 2 mil cirurgias de catarata e 10,5 mil consultas oftalmológicas, a serem realizadas em pessoas com mais de 60 anos. Serão sete dias dedicados as consultas e nove para cirurgias, sempre no Hospital da Criança.

Balanço

De 2009 a 2013, Juazeiro teve outros ganhos, como a Maternidade Municipal, o Hospital da Criança, o Centro de Especialidades Médicas, a primeira UPA/24 horas do Vale do São Francisco (com recursos assegurados para a segunda), reformas e ampliação da sede do SAMU, melhorias nos atendimentos aos usuários do Tratamento Fora Domicilio (TFD), controle da dengue, redução da mortalidade materno-infantil, dentre outros.

Com isso, o município conquistou o reconhecimento do governo federal em 2012 pelo bom acesso dos usuários e qualidade dos atendimentos com o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS) e ano passado, os selos Unicef e Prefeito Amigo da Criança (Abrinq) pelos bons serviços prestados as crianças e adolescentes da cidade.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Prefeitura de Juazeiro