Ministério da Saúde reforça ações de socorro ao Espírito Santo 

 Nesta terça-feira (24), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acompanhou a presidenta Dilma Rousseff e outros ministros em viagem às áreas atingidas pelas chuvas no Espírito Santo. Além de envio de medicamentos e produtos de saúde, profissionais do Mais Médicos estão sendo orientados na assistência à população.

 "O Ministério da Saúde está à disposição das autoridades do Espírito Santo, assim como todo governo federal, para assegurar assistência e saúde a todos os atingidos pelas chuvas. Já enviamos à região medicamentos suficientes para atender a população nos próximos meses e profissionais da Força Nacional do SUS acompanham a situação da rede local, inclusive dando orientações aos profissionais do Mais Médicos que estão nas cidades atingidas", destacou o ministro.

Os profissionais do Programa Mais Médicos que atuam na região atingida estão recebendo orientações da equipe da Força Nacional do SUS (FN-SUS) para realizarem atendimento em atenção básica, principalmente, junto à população desabrigada, com foco no monitoramento de gestantes, hipertensos, diabéticos, crianças com menos de um ano e pessoas em tratamento renal e contra câncer.

No Espírito Santo, 129 médicos do programa estão em atividade em 19 municípios. Deste total, 114 profissionais já terão sua atuação direcionada à população desabrigada por estarem nas regiões mais atingidas.

Na terça-feira, chegou ao estado a segunda parte das duas toneladas de medicamentos e insumos que foram enviadas pelo Ministério da Saúde. São 10 kits com capacidade para atender cerca de 15 mil pessoas por mês. O kit é composto por 48 itens, 30 tipos de medicamentos e 18 insumos para primeiros-socorros.

Gabinete de crise

Além disso, o Ministério da Saúde enviou, no domingo (22), profissionais para atuar no gabinete de crise que coordena as ações de atendimento à população prejudicada pelas chuvas que atingiram a região nos últimos dias.

Esses profissionais avaliam junto às autoridades locais quais são as principais necessidades da população e como está a rede de atendimento e socorro, a situação de hospitais e unidades de saúde, para que não falte atendimento à quem precise.

Para garantir a qualidade da água de consumo e evitar o surgimento de doenças, foram enviados pelo Ministério da Saúde 20 mil frascos de hipoclorito de sódio – composto químico usado na desinfecção de água potável e essencial nesse tipo de situação. Mais 30 mil frascos de hipoclorito devem chegar à região nos próximos dias, a pedido da Secretaria Estadual de Saúde do Espirito Santo.

Da Redação em Brasília
Com informações do MS