Falsos jornalistas são levados para prisões federais no México

A Nicarágua deportou para o México 18 pessoas que se passavam por jornalistas da concessionária de TV Televisa, que foram encontrados com US$ 9,2 milhões. Nesta terça-feira (24), a Procuradoria Geral da República (PGR ) informou que falsos profissionais, que estavam detidos na Nicarágia, foram enviados para prisões federais.

Falsos jornalistas chegam ao México e são transferidos para prisões federais| Foto: El Nuevo Diario

Os 18 mexicanos foram detidos em postos de segurança da zona fronteiriça entre Nicarágua e Honduras no dia 20 de agosto de 2012, quando tentaram entrar na Nicarágua em seis vans tipo com logotipos da Televisa, a maior emissora de televisão do México. Foram encontrados vestígios de drogas e US$ 9,2 milhões . Eles foram julgados e condenados a 17 e 18 anos de prisão na Nicarágua.

Tratado bilateral

De acordo com a Promotoria, a transferência ocorreu no contexto do Tratado entre o México e a Nicarágua sobre a Execução de Sentenças Penais.

Entre os 18 falsos jornalistas estão Juan Luis Torres, Julio César Salas Alvarado, Rodolfo Jimenez Camacho Valentin Delgado, Osvaldo López Uribe e Correa Raquel Alatorre, líder do grupo.

Da Redação do Portal Vermelho,
com informações do La Jornada