A juventude continuará firme na luta em 2014, afirmou Tokarski

"A juventude foi o grande protagonista em 2013. E não será diferente em 2014." Esse foi o tom dado por André Tokarski, presidente da União da Juventude Socialista (UJS), durante entrevista à jornalista Joanne Mota, na qual fez balanço sobre as lutas da juventude e os desafios que, segundo ele, "são do tamanho do Brasil".

Laís Gouveia, para a Rádio Vermelho 
 

Durante a entrevista, o dirigente destacou algumas das lutas travadas pela UJS em 2013 e lembrou da jornada de lutas. Evento que tomou as ruas das principais cidades no mês de março. "O ano de 2013 teve como abertura no calendário do movimento estudantil, uma grande jornada unificada de lutas, que reuniu mais de 30 organizações do movimento social, o objetivo foi convocar a juventude para lutar por uma nova arrancada no desenvolvimento do Brasil."

E ele lembrou que para essa nova arrancada é necessário realizar as reformas estruturais, para aprofundar as mudanças no país e é papel das entidades estudantis sair às ruas por mais conquistas.

E mais, Tokarski afirmou que  uma luta estratégica para a juventude é a reforma política. “Precisamos urgentemente de uma reforma politica em nosso país. Pois se a juventude conquistou em 1989 o direito de votar, ela precisa conquistar o direito de ser votada", afimou.

Direita golpista

Ao ser questionado pela feroz investida da direita conservadora e o papel jogado pela mídia tradicional, Tokarski acentuou que os “dogmas que a direita cria estão ultrapassados, não há alternativa da parte deles. Ao contrário do que eles, historicamente, defenderam, o Brasil avançou. E a mídia golpista tem um papel ímpar em tentar desestabilizar a democracia, de mentir a serviço de um projeto político submisso. O Brasil não quer mais essa proposta, o Brasil quer mais e a juventude sabe disso".

Entenda a luta histórica da entidade em torno do recurso para a garantia do desenvolvimento nacional. Foto: Mídia NINJA

Legado das entidades

Na oportunidade ele destacou o papel de entidades como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secindaristas (Ubes). “A UNE e a Ubes vivem um momento de conquistas históricas. A reserva de vagas é uma bandeira que sempre foi pautada pela Ubes; o Reuni, programa de reestruturação das universidades federais, que praticamente dobrou o número do acesso ao ensino público e gratuito; o Prouni que já concedeu mais de 1 milhão de bolsas a estudantes de baixa renda; sem contar royalties do petróleo e do fundo social do pré-sal para a educação.”


Veja também:

Em abertura do Coneb, UNE cria Comissão da Verdade Estudantil
Encontro de Jovens Feministas da UJS debate importantes temas
ANPG e SBPC desmentem matéria do Estadão desta quarta
Daniel Iliescu: Há 75 anos a UNE luta por um Brasil melhor
UNE pedirá veto sobre texto dos royalties aprovado por deputados
“Juventude está engajada e disposta a lutar”, diz Tokarski
"O movimento segue vivo, forte e altivo", diz presidenta UNE
Luta por Educação passa por todas as outras, diz juventude da CTB
UNE: a reforma política é nossa arma no combate à corrupção

Ele lembrou que “outra conquista obtida no ano de 2013 foi a aprovação do Estatuto da Juventude, na qual a UJS jogou um papel decisivo no processo. Com o estatuto, a juventude passa a ser uma categoria importante para o Estado, com politicas públicas e investimentos voltados para suas necessidades.”

Encontro de Mulheres

Ao final da entrevista, Tokarski falou da realização do Encontro de Jovens Feministas. Segundo ele, um importante encontro, "um marco histórico para UJS por reconhecer o papel da militância das mulheres na luta política dentro de nossa organização". 

Ato Político de Abertura do I Encontro de Jovens Feministas da UJS é marcado pela emoção e belas homenagens.

Agenda para 2014

O presidente da UJS falou das lutas que se avizinham. Segundo ele, 2014 será uma ano de intensa luta, para a juventude está preparada. “A UJS completa 30 anos em seu 17° Congresso. A ideia é contar a historia da UJS, mas não simplesmente. Ela será contada através da história política do Brasil, apontando a luta da juventude e a contribuição que ela deu, e dá, para a transformação do país. Nesse sentido, mergulharemos fundo para entender o processo e as mudanças que o Brasil viveu", finalizou.

Ouça na Rádio Vermelho a íntegra da entrevista: