Mãe Stella lança livro na Academia de Letras da Bahia

Nesta quarta-feira (18/12), a ialorixá e ocupante da cadeira 33 da Academia de Letras da Bahia, Mãe Stella de Oxóssi, lança o livro Ofún, uma das publicações que irá integrar a Coleção Odu Adajó: Coleção de Destinos. O evento acontece às 18h, na sede da Academia, localizada no Palacete Góes Calmon, Avenida Joana Angélica, centro de Salvador.

O lançamento do livro é uma realização do Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e da Academia de Letras da Bahia. A Coleção Odu Adajó será composta por 16 livros. Quatro volumes da coleção já estão escritos, mas, por enquanto, apenas um foi editado.

De acordo com o texto da contra-capa, a Coleção Odu Àdájo tem como objetivo primordial contribuir para que a religião trazida pelo povo africano para o Brasil seja mais bem compreendida e, assim, possa ser mais respeitada. O preconceito é fruto do desconhecimento e gera conflitos que interferem na vida individual e coletiva.

Explanando a filosofia da religião dos oríya, sem precisar devassar seus mistérios – os quais interessam apenas a seus sacerdotes, por serem eles os responsáveis pela execução dos rituais -, pretende-se dar uma contribuição no sentido de ajudar para que a distância entre as pessoas, decorrentes de desavenças religiosas, possa tornar-se cada dia mais insignificante.

Essa coleção se destina, portanto, a qualquer pessoa que busque ter uma visão mais ampliada da existência, aos estudos de culturas diversas e, principalmente, aos iniciados da religião que é conhecida no Brasil pelo nome de candomblé.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro