Dep. Bira entrega relatório da Comissão Parlamentar da Verdade

 

Bira do Pindaré (PT)
O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) justificou sua ausência na sessão plenária desta segunda-feira (18). O parlamentar esteve em Brasília participando da Reunião da Comissão Nacional da Verdade (CNV) e antecipou a entrega do relatório do que já foi produzido pela Comissão Parlamentar da Verdade instalada na Assembleia Legislativa.

O relatório está em fase de conclusão e o prazo regimental se encerra em dezembro. Bira espera até o final da semana colher assinaturas dos demais membros da Comissão Parlamentar da Verdade. Na capital federal, o deputado Bira e as servidoras da Casa, Ana Elvira e Denise foram recebidos por três membros da CNV.

Bira garantiu que não dará os trabalhos da Comissão Parlamentar da Verdade por concluído e propôs a criação de uma Frente Parlamentar em defesa da memória, verdade e justiça. O Deputado deseja continuar com o apoio à Comissão Nacional da Verdade que vem cumprindo um papel relevante no resgate da história em razão das violações cometidas durante a ditadura militar.

A Comissão Parlamentar da verdade ouviu vários depoimentos. O líder camponês Nonatinho, de Santa Luzia, foi morto e perseguido com proteção da polícia, vale destacar o caso de João Palmeira e principalmente o caso de Manoel da Conceição.

“Os camponeses foram vítimas marcantes do período da ditadura militar e isso ficou meio que esquecido na história, e com o trabalho da Comissão da Verdade tudo isso está sendo resgatado e vai ser oficializado no relatório final da Comissão Nacional”, destacou Bira.

Fonte: Gabinete do Deputado Bira do Pindaré.