China confirma novo caso humano de H7N9

A Província de Cantão, sul da China, reportou nesta quarta-feira (18) o terceiro caso humano de gripe aviária H7N9 em quatro dias, o que aumentou o número total de infecções humanas do vírus na província para cinco desde agosto.

Um homem identificado como Liang, de 62 anos, morador da cidade de Yangjiang, está em condição grave, assinalaram as autoridades provinciais de saúde.

Um homem de 39 anos na cidade de Dongguan e uma mulher de 65 anos, também de Yangjiang, foram confirmados infectados pelo vírus H7N9 no domingo e na segunda-feira, respectivamente.

Até agora, Cantão confirmou cinco casos humanos de H7N9 desde 10 de agosto, com dois em Dongguan, dois em Yangjiang e um na cidade de Huizhou. O primeiro caso, uma mulher de 51 anos, de Huizhou, teve alta em setembro após ficar hospitalizada por mais de um mês.

A província enviou cinco grupos de inspeção para 21 cidades e um distrito nesta quarta para fortalecer os esforços de prevenção e controle de H7N9.

A parte continental chinesa reportou 143 casos de infecção humana pelo mortal vírus da gripe aviária desde março, quando apareceu.

No início deste mês, Hong Kong confirmou seus dois primeiros casos de H7N9, incluindo um cidadão indonésio e um residente da parte continental chinesa.

Também na quarta-feira, as autoridades de saúde na Província de Jiangxi, leste da China, confirmaram um caso humano de H10N8, um novo vírus da gripe aviária que afeta humanos.

Uma mulher de 73 anos que morreu por insuficiência respiratória em 6 de dezembro foi posteriormente confirmada portadora do vírus H10N8 pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China, de acordo com o departamento provincial de saúde, sem mencionar se a morte da mulher estava ligada ao vírus da gripe aviária.

Fonte: Rádio Internacional da China