CTB cria Coletivo Nacional dos Aposentados e Pensionistas

A secretaria de Previdência, Aposentados e Pensionistas da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) realizou, nesta segunda-feira (16) na sede da Central em São Paulo, uma reunião com representantes da categoria nos sindicatos. No encontro, decidiu-se pela criação do Coletivo Nacional dos Aposentados e Pensionistas da CTB, além da definição de uma agenda de trabalho para 2014.

O coletivo deliberou sobre um mecanismo chamado CTB Previ para trocar informações com os sindicatos e publicar notícias sobre a previdência social. De acordo com o secretário da pasta, Pascoal Carneiro, este material será transformado, posteriormente, numa cartilha “para desmistificar o orçamento da previdência, mostrando que ele não é deficitário como é apresentado”, frisou o cetebista.

A iniciativa também servirá para estimular as entidades sindicais a debaterem sobre as questões de interesse da categoria e fazer os devidos encaminhamentos.

Pacoal destacou também que haverá encontros estaduais nos meses de abril e maio, prévios ao Encontro Nacional dos Aposentados e Pensionistas da CTB, que será realizado em junho de 2014.

O coletivo também discutiu sobre os encaminhamentos para as manifestações que ocorrerão no dia 24 de janeiro, data em que é comemorado o Dia Nacional do Aposentado. “Este dia está como o 1º de maio está para o trabalhador”, comparou o dirigente, ele falou ainda que a indicação é que as seções estaduais da central sindical se reúnam para organizar as manifestações que acontecerão por todo o país no dia.

Participaram da reunião Aroldo Santos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino de Anápolis – GO (Sinteea); Anelsino dos Santos diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro (Sindmetal-RJ); Uriel Villas Boas, secretário da Previdência da Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil (Fitmetal), José Bitelli do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo e do Federação dos Trabalhadores em Energia, Água e Meio e Ambiente (Fenatema).

Fonte: Portal CTB