Encontro de Mulheres da UJS é marcado por debates e homenagens

Com o tema “As meninas no poder e a reforma política já”, em torno de 400 jovens de todo o país foram a Brasília, entre os dias 13 e 15 de dezembro, para debater os desafios das mulheres na sociedade. 

Por Lais Gouveia para o Vermelho

Encontro Mulheres - UJS

Leia também:
Renato Rabelo participa do Encontro de Jovens Feministas

UJS lança carta em seu 1º Encontro de Jovens Feministas

Encontro de Jovens Feministas da UJS debate importantes temas

No ano que antecede o aniversário de 30 anos da União da Juventude Socialista (UJS), a entidade procurou destacar a questão feminista como fundamental para aprofundar o debate pela emancipação da mulher. Para isso, uma grande mobilização foi realizada em todos os estados, para garantir um encontro legítimo e um debate profundo sobre o tema.

Durante os grupos de debates ficou clara a necessidade das jovens por mais conquistas e direitos, como relatou ao Vermelho a diretora de mulheres da UJS, Maria das Neves. "Um dos temas mais abordados nos grupos, foi a questão da reforma da mídia, tendo em vista que a mulher atualmente é tratada como mercadoria nos meios de comunicação" , disse a dirigente.

Maria também aponta outro tema importante debatido nos grupos, a questão urgente da reforma política. "Encaramos o desafio de ocupar os espaços de poder e é a reforma política que deve garantir lista fechada, com alternância de gênero e financiamento público de campanha", afirmou a diretora.

A abertura do encontro contou com um ato político, que reuniu em sua mesa diversas lideranças institucionais e dos movimentos sociais.

Falando ao Vermelho, o presidente nacional da UJS, André Tokarski, destacou a importância do encontro. “O encontro Nacional de Mulheres, entra como um marco na historia da nossa organização, pois às vésperas da UJS completar 30 anos, o fórum além de posicionar a entidade na luta emancipadora das mulheres, entidade essa, que inclusive, escolheu como prioridade eleger três mulheres nas entidades estudantis, também consegue vincular a luta de gênero na construção da sociedade socialista", disse o dirigente.

Tokarski também destacou a presença masculina no encontro. “Outra característica importante é a cota de 30% de participação masculina. É fundamental em nossa sociedade que o machismo também seja combatido pelo homem”, disse o presidente.

O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo frisou a importância da inserção das mulheres nos espaços de poder. "O PCdoB se orgulha de ter na sua militância a presença destacada de jovens e mulheres. Isso é um sintoma de um partido atual e contemporâneo, a altura dos desafios e das transformações que queremos realizar no Brasil”, disse Rabelo.

Para o chamamento do debate, a UJS destacou que “é fundamental que as mulheres brasileiras ocupem as ruas pelas reformas democráticas, principalmente pela reforma política. Mais mulheres precisam estar nos espaços de poder. Todos os avanços que estamos vivendo nos últimos anos ainda não são suficientes para sanar séculos de opressão e discriminação contra a mulher. É preciso aprofundar as mudanças em curso no país. Há 80 anos conquistamos o voto feminino e apesar de representar 51% do eleitorado no Brasil, as mulheres estão presentes em apenas 10% do Congresso Nacional”.

Ainda segundo a entidade, a eleição de uma mulher para Presidência da República contribui para ressignificar os espaços ocupados por mulheres e por homens. Ajudando a decidir e mudar os rumos do Brasil. Mas, apesar do cargo máximo da República ser ocupado por uma mulher, a participação feminina brasileira nas esferas do poder é ínfima.

Segundo ranking que avalia a penetração política por gêneros em 146 países, produzida pela União Interparlamentar, o Brasil segue em 110° lugar. Atrás de nações como Togo, Eslovênia e Serra Leoa.

A tripla jornada de trabalho, a questão cultural e a falta de investimentos deixam as mulheres longe das disputas no parlamento. Precisamos de uma Reforma Política que assegure maior participação das mulheres, com financiamento público de campanha e lista fechada com alternância de gênero.

Homenagens

Uma homenagem às guerrilheiras do Araguaia encerrou o encontro, que instituiu a maior honraria que será entregue a mulher dentro dos fóruns da UJS, o diploma de honra ao mérito: Dinalva Oliveira Teixeira, a Dina – lendária guerrilheira do Araguaia. Foram também homenageadas no encontro, Liège Rocha, que é Secretária Nacional de Mulheres do PCdoB, Delaide Miranda, Ministra do Tribunal Superior do Trabalho, Olgamir Amâncio, que é Secretária de Mulheres do Distrito Federal e Vanessa Grazziotin que cumpre mandato no Senado (PCdoB) e é procuradora da Mulher na Casa.

O encontro deixou como resolução uma Carta e um texto base, que guiará às políticas de mulheres da UJS nos próximos anos.

Fonte: Portal da UJS