Encontro de Jovens Feministas da UJS debate importantes temas 

Na véspera de completar seu 30° aniversário, a UJS convocou o conjunto de sua militância para o debate ao machismo, a emancipação da mulher e a construção do socialismo, no Ato Político de Abertura do I Encontro de Jovens mulheres feministas da UJS que teve como tema central: “as meninas no poder e a reforma política já” e contou com a presença de jovens de todo país.

A mesa foi composta por diversas lideranças e podemos destacar a presença do presidente nacional da UJS, André Tokarski; a ministra Delaíde Miranda Arantes do Tribunal Superior do Trabalho; a secretária nacional de mulheres do Partido Comunista do Brasil, Liège Rocha; a recém- eleita presidente da UBES, Barbara Mello; representando a Universidade de Brasília, a decana Thérèse Hofmann Gatti. Além de Lucia Riccon, que representou a União Brasileira de Mulheres, Fabiane Azevedo do Centro de Mídia Alternativa Barão de Itararé, Virgínia Barros, presidenta da UNE, e por fim Ângela Guimarães, secretária nacional da juventude.

A ministra Delaíde Miranda falou sobre a importância da juventude brasileira, e disse que essa juventude não é o futuro, mas sim o presente dessa nação. “Sou cidadã, sou mulher, e é nessa condição que eu afirmo a grande importância do jovem abraçar as causas coletivas e trabalhar por elas”, disse.

“Eu gostaria de saudar a UJS por essa brilhante iniciativa, esse I Encontro de Jovens Mulheres tem um significado importantíssimo. Gostaria de saudar também essa valorosa, aguerrida e vibrante militância que está aqui nesse plenário. Essa juventude que trava essas discussões sobre machismo e reforma política é a legitimidade daquela semente que nós lançamos lá trás. Por todos esses anos essa juventude vigorosa do Brasil tem alimentando, renovando e fazendo cada vez mais para avançarmos nessa perspectiva na construção do socialismo” disse Liège Rocha, que recebeu a honraria máxima da organização, o diploma de honra ao mérito Dinalva Oliveira Teixeira (a Dina). Liège se mostrou muito emocionada com a homenagem.
Maria das Neves, diretora da UJS, reafirmou a importância da luta pela reforma democrática, em especial, pela reforma política. “O machismo culturalmente se fixa na sociedade e se estrutura em vários espaços, e no parlamento não é diferente, infelizmente, as mulheres brasileiras, apesar de serem maioria do eleitorado e apesar de termos hoje uma mulher como presidenta da republica, nós ainda somos sub- representadas no congresso nacional. É preciso destacar que a eleição de uma mulher para presidência desse país muda a história das mulheres brasileiras, que agora podem sonhar em ser professoras, advogadas, médicas, mas também podem sonhar em estar no cargo máximo da nação. Essa realidade – das mulheres nos espaços de poder-, que nós queremos construir . Para avançar nas conquista da reforma democrática com atenção especial para a reforma política, pois sem isso o grito que ecoou nas ruas não será atendido e o parlamento não mudará. Precisamos lutar pela lista fechada com alternância de gênero e financiamento público de campanha para que as mulheres possam ter condições de ocupar os espaços do poder.” Disse a diretora da UJS Feminista e organizadora do evento.

Ângela Guimarães, vice-presidente do Conselho de juventude e secretária adjunta da secretária nacional de juventude, falou com alegria da importância desse Encontro. “Estamos aqui nesse ato político exigindo a transformação profunda da nossa política com as meninas e o povo no poder. De fato, esse momento é muito feliz e esse espirito arrebatador de combatividade e de comprometimento é contagiante. Vemos com o passar do tempo a profundidade com que os temas vão sendo tratados pela nossa organização algo que é, de fato, motivo de grande orgulho. Com esse encontro, afirmamos, que não é possível superar os dilemas do capitalismo e construir uma nova sociedade com a continuidade da discriminação e das desigualdades que se abatem fortemente sobre as jovens mulheres”, disse Ângela.

Por fim, o Ato contou com uma belíssima e emocionante apresentação das meninas militantes da UJS, que relembraram a luta das guerreiras do Araguaia.

Fonte: Portal UJS