Premiê da China insta investidores a protegerem o ambiente

O primeiro-ministro chinês Li Keqiang afirmou esperar mais investimento privado na eficiência energética e na proteção ambiental. Li fez o pedido durante uma reunião com membros estrangeiros do Conselho da China para Cooperação Internacional sobre Meio ambiente e Desenvolvimento (CCICED, na sigla em inglês) em Pequim, nesta sexta-feira (13).

A China está em uma etapa chave para desenvolver sua economia de forma sustentável e saudável através da transformação e promoção, disse o primeiro-ministro. O propósito do desenvolvimento é servir ao povo, e a proteção do meio ambiente se tornou um assunto importante; a população demanda um melhor meio ambiente, indicou.

O governo chinês atribui grande importância à relação entre o desenvolvimento e a proteção ambiental e trabalha para equilibrá-los, afirmou Li. O primeiro-ministro sublinhou o enorme potencial do mercado e disse que os dois setores se tornarão pilares do crescimento econômico.

Li enfatizou que o governo chinês simplificará a administração e delegará poder a níveis inferiores, criará um ambiente justo para competência, implementará a política de prevenção e supervisão da contaminação, controlará a poluição de forma transparente e aproveitará melhor o mercado para combater a contaminação.

Ele também expressou o desejo de trabalhar com a comunidade internacional para trocar ideias, fortalecer a cooperação em tecnologia e fazer esforços conjuntos para a melhora ecológica.

"A China espera e valoriza qualquer conselho que possa ajudar o país em proteção ambiental e no seu desenvolvimento", ressaltou o primeiro-ministro.

Peter Kent, presidente executivo do CCICED e membro do Parlamento canadense, elogiou os esforços chineses para o controle de poluição, dizendo que a comunidade internacional deseja aumentar a cooperação com a China para alcançar o desenvolvimento ecológico da China.

Fonte: Xinhua
Tradução da Rádio China Internacional