Ministério Público lança Mapa da Improbidade na Bahia

O Ministério Público do Estado (MP-BA) lança, esta semana, durante as comemorações pela Semana do Ministério Público, uma ferramenta que possibilita o acompanhamento, pela internet, das ações de improbidade administrativa envolvendo agentes públicos baianos. Batizado de Mapa da Improbidade na Bahia (Maip), a novidade pode ser acessada através do site da entidade (www.mpba.mp.br).

No site, as pessoas podem pesquisar e visualizar mapas e imagens de satélite das ações de improbidade e de crimes contra o patrimônio público, cometidos por prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e outros agentes. Podem ser consultas informações sobre medidas judiciais propostas em cada município, visualizando a relação dos processos existentes no banco de dados da Justiça.

O número de cada processo pesquisado terá conexão direta com a página na internet do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), dando aos interessados acesso aos respectivos nomes das partes, números dos processos e movimentação.

De acordo com o MP-BA, o projeto “reforça o princípio da transparência e possibilita um maior conhecimento da comunidade acerca da atuação do Ministério Público e da resposta do Poder Judiciário em face das medidas adotadas para a defesa do patrimônio público”.

A criação do Mapa da Improbidade estava previsto no Planejamento Estratégico do Ministério Público Estadual.

De Salvador,
Erikson Walla
*Colaborou Ascom/ MP-BA