Troca de ofertas entre Mercosul e UE deve ser adiada

O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, informou nesta quarta-feira (11) que a UE (União Europeia) pediu adiamento, para o final do próximo mês de janeiro, da troca de ofertas visando um acordo de livre-comércio com o Mercosul.

 Figueiredo disse a jornalistas que esse pedido foi transmitido pelo comissário de Comércio europeu, o holandês Karel de Gucht, durante uma conversa que tiveram na semana passada em Bali, durante a reunião ministerial da OMC (Organização Mundial do Comércio).

"O Mercosul estava pronto para apresentar sua oferta antes do fim do ano, como tinha sido definido, mas De Gucht disse que eles, infelizmente, não teriam sua oferta pronta e que, portanto, pediam que se postergue para o final de janeiro", declarou Figueiredo a jornalistas ao lado do chanceler paraguaio, Eladio Loizaga.

Na semana passada o diretor do Departamento de Negociações Internacionais do Itamaraty, Ronaldo Costa Filho, afirmou a correspondentes estrangeiros que a oferta do Mercosul à UE estava já "em sua etapa final".

A negociação entre o Mercosul e a UE começou formalmente em 2000, mas desde então se arrastou sem sucesso e inclusive chegou a paralisar-se totalmente em 2004.

Foi retomada em 2010, mas o processo ficou novamente suspenso pela crise causada pela suspensão do Paraguai em junho de 2011, após a cassação do então presidente Fernando Lugo.

A suspensão do Paraguai acabou no último dia 15 de agosto, quando assumiu o novo presidente desse país, Horacio Cartes.

Fonte: Opera Mundi