Aprovada proposta de Perpétua que impulsiona indústria de defesa 

A Comissão de Relações Exteriores da Câmara aprovou nesta quarta-feira (11) parecer do deputado João Ananias (CE) favorável ao projeto de lei de autoria da deputada Perpétua Almeida (AC) permitindo que a propriedade intelectual das Empresas Estratégicas de Defesa sirva de garantia de acesso aos benefícios de financiamentos.  

Perpétua Almeida lembra que “as Empresas Estratégicas de Defesa, que por um longo período não tiveram condições de estruturarem seu parque tecnológico, seja em pesquisa e desenvolvimento seja em estruturas produtivas, necessitam de financiamento para garantirem a atualização necessária à competitividade nacional e internacional”.

O relator João Ananias avalia que o projeto é necessário porque, de acordo com estudo feito pelo Departamento da Indústria de Defesa da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), em 2012, a indústria de defesa foi responsável por apenas 6,7% do total de exportações brasileiras.

O estudo também indica que o setor de defesa possui a capacidade de gerar tecnologias de ponta e que os obstáculos para o desenvolvimento da indústria de defesa nacional são a obtenção de financiamento e o descompasso dos recursos previstos no orçamento público para as aquisições na área de defesa.

“O projeto corrige esse problema, permitindo que os direitos de propriedade intelectual e industrial sejam utilizados como garantia para o acesso aos financiamentos de programas, produtos, projetos e ações relativos a bens e serviços de defesa nacional”, enfatizou Ananias.

O projeto ainda será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e Finanças e Tributação.

De Brasília
Márcia Xavier