Encontro da juventude no Equador debate educação e cultura

O 18º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes realizado em Quito vai debater questões como acesso público, gratuito e universal à educação, ciência, cultura e informação. Os jovens também debaterão os 68 anos do Festival a serviço da juventude e a reestruturação reacionária na educação de acordo às necessidades capitalistas.

Os seminários abordarão, entre outros temas a educação, cultura e informação nas mãos do capital, o acesso e a produção cultural, bem como a inclusão da educação ambiental na educação pública.

Leia também:
Juventude de todos os continentes se encontra no meio do mundo

Nesta segunda-feira (9), os delegados debateram a questão do desemprego e a crise do capitalismo.

O caso da multinacional estadunidense Chevron também foi abordado durante um encontro com o chanceler equatoriano, Ricardo Patiño.

"O Equador não vai se render em sua luta contra Chevron", assegurou Patiño aos delegados e os convidou a visitar a Amazônia para constatar in loco a contaminação causada pela petroleira.

A este encontro juvenil, dedicado ao falecido presidente venezuelano Hugo Chávez, assistem mais de 10 mil delegados procedentes de 83 países e quarto que se realiza em América Latina após duas celebrações em Cuba (1978, 1997) e uma em Venezuela (2005).

Também homenageiam o líder da Revolução liberal equatoriana, Eloy Alfaro, e ao independentista ganês Kwane Nhkrumah.

Fonte: Prensa Latina