Chanceler russo viaja ao Irã para garantir acordo de Genebra

O chanceler russo, Sergei Lavrov, visitou o Irã, nesta terça-feira (10), com o objetivo de discutir com seu homólogo iraniano, Javad Zarif, o cumprimento do acordo alcançado em Genebra há duas semanas entre os seis negociadores e o Teerã.

Segundo as cláusulas do documento, o Irã se compromete a reduzir no atual semestre seu programa nuclear, enquanto o Ocidente aliviará as sanções econômicas contra a República Islâmica .

Em particular, os iranianos devem parar de enriquecer urânio em um valor superior a 5%, suspender a produção de plutônio e a fabricação de centrífugas.

Também deve fornecer o acesso às suas instalações dos inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Durante a primeira fase de implementação do acordo, com duração de um semestre será mantido o enriquecimento de combustível nuclear e o Ocidente atenuará as sanções que mantém congelados em seus bancos de mais de 100 bilhões de dólares iranianos.

Após este período, continuarão as negociações para determinar os parâmetros de projeto de utilização pacífica da energia atômica por Teerã, que mais tarde poderá retomar o enriquecimento de urânio como fonte energética.

Moscou reitera que se todas as partes envolvidas na tentativa de negociação mantiverem o espírito construtivo de Genebra se chegará a um acordo final, que terá grande influência sobre a situação no Oriente Médio.

O Irã é um dos principais parceiros da Rússia no Oriente Médio, por suas compras de tecnologia nuclear de uso pacífico, máquinas, equipamentos, meios de transporte e de defesa.

Com Prensa Latina