Venezuela: Revolução chavista conquista outra vitória eleitoral

O triunfo que consolidou a Revolução Bolivariana, ao ganhar 196 das 257 prefeituras nas quais já havia resultados irreversíveis depois das eleições municipais realizadas neste domingo (8), é mais uma demonstração de amor e lealdade que o povo venezuelano rende ao comandante Hugo Chávez.

Maduro comemora a vitória ao lado do prefeito reeleito

Foi assim que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, reagiu aos resultados eleitorais, desde o palanque instalado na Praça Bolívar, no centro de Caracas, onde se pronunciou depois das 10h00 (00h30 em Brasília) da noite deste domingo (8), assim que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) anunciou os primeiros resultados.

A vitória das forças revolucionárias neste domingo, que em percentuais se traduz em 58,95%, foi qualificada pelo presidente como "a vitória da democracia venezuelana, a vitória da Constituição e da República".

"Queremos, em primeiro lugar, enviar nossa mensagem de felicitação ao povo da Venezuela, pela conduta exemplar que teve no dia de hoje, conduta de paz, de participação, de consciência", indicou o mandatário.

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) e seus aliados ganharam 13 prefeituras das capitais de estado, incluído o município Libertador (Caracas), de acordo com o primeiro boletim oficial emitido pelo CNE, anunciado por sua presidenta, Tibisay Lucena, na noite deste domingo.

No total, o chavismo obteve 5.111.336 votos, o que significa 49,24%, enquanto as organizações de direita somaram 4.435.097 votos, o que representa 42,72%.

Com estes resultados, os venezuelanos demonstraram ao mundo inteiro que a Revolução Bolivariana continuará "com mais força que nunca", expressou o mandatário, que havia se comprometido a aceitar os resultados proclamados pelo Poder Eleitoral, e pediu para que o povo comemorasse a vitória em paz.

"Hoje, sem dúvidas, obtivemos uma grande vitória, o povo da Venezuela disse ao mundo que a Revolução Bolivariana continua com mais força do que nunca", disse

Em seu discurso, Maduro comemorou que com uma diferença de 9% dos votos totais, o Grande Polo Patriótico alcançou a vitória socialista nas eleições.

"Em votos nacionais ganhamos com 9% de diferença, com 54% contra 45% [da MUD, coalizão de direita]", afirmou o chefe de Estado.

Recordou que esta vitória socialista é a quarta derrota que sofre o ex-candidato da direita a presidente da República, o governador do estado de Miranda, Henrique Capriles. "São duas derrotas regionais e duas nacionais. Espero que [Capriles] aprenda a reconhecer que foi derrotado outra vez", disse.

Nova etapa

A vitória deste domingo motiva a Revolução a empreender uma nova etapa, na qual será necessário enfrentar novos desafios e aplicar medidas mais fortes para proteger o povo venezuelano.

Estes novos objetivos, explicou o presidente, serão anunciados na próxima semana e serão ativados através do Órgão Superior para a Defesa Popular da Economia, com o apoio da Lei Habilitante, instrumento legal que confere ao chefe de Estado venezuelano poderes especiais para atacar a corrupção, a guerra econômica e outros cenários que atentam contra o desenvolvimento do país.

"A Venezuela elegeu de novo a Revolução Bolivariana e com ela continuaremos protegendo o povo venezuelano. Na próxima semana estaremos aprofundando as ações econômicas", assinalou Maduro.

Dentro dos próximos objetivos que o governo se propõe, inclui-se ativar a ofensiva econômica "contra os especuladores do setor imobiliário da habitação", isto com o propósito de estabelecer preços justos neste setor. As medidas atingirão também os setores de alimentos e serviços.

Maduro informou ainda que a partir dos primeiros dias de janeiro próximo, começará a nova etapa do Governo de Eficiência nas Ruas, que manterá os cinco temas priorizados durante 2014.

Especificou que continuarão desenvolvendo-se as grandes missões Moradias Venezuela e Novo Bairro, Bairro Tricolor, assim como a melhoria do sistema hospitalar, a garantia de água potável a todo o país e o aprofundamento do plano de segurança Pátria Segura. Estes serão os principais âmbitos de ação em que a Revolução trabalhará durante o próximo ano.

O presidente venezuelano fez um chamamento à unidade das forças revolucionárias, para fixar de maneira permanente objetivos que permitam consolidar planos de trabalho para os próximos dois anos.

"Faço um chamado a todas as forças do Grande Polo Patriótico, para que nos reunamos nesta semana a fim de revisar os planos de trabalho para os próximos dos anos", reiterou o mandatário.

Este trabalho que os partidos encabeçarão conduzirá à vitória revolucionária nas eleições para a Assembleia Nacional, previstas para 2015.

Com Agência Venezuelana de Notícias