Venezuela vai às urnas contra guerra econômica da direita

Realizam-se neste domingo (8) na Venezuela eleições municipais que escolherão prefeitos e vereadores. A Revolução Bolivariana enfrenta um importante teste num momento em que a direita, com apoio do imperialismo, promove uma guerra econômica para desestabilizar o país.

"Este domingo é um dia de recordação, de compromisso, um dia de combate pela vida, por nossa pátria, disse no sábado (7) o presidente Nicolás Maduro, em mensagem endereçada aos venezuelanos sobre as eleições municipais que transcorrem neste domingo (8) em todo o país.

Em transmissão pela Rede Venezuelana de Televisão, o presidente ressaltou que e esta é a 19ª eleição em 14 anos. "A Venezuela bate um recorde de eleições deste tipo".

O mandatário pediu aos eleitores que quando estiverem diante da urna eletrônica, se recordem que este é o sistema "mais moderno do mundo e o que tem maior garantia e transparência".

Maduro disse que os venezuelanos não só votarão por um prefeito ou um vereador, mas que reafirmarão sua confiança no Conselho Nacional Eleitoral (CNE), organismo que "merece o voto de confiança de toda a Venezuela".

Durante sua fala, Maduro advertiu o povo venezuelano que dentro da direita venezuelana não existem planos democráticos, pelo que pediu ao povo que exerça seu direito de voto com a força e a confiança que caracteriza o país.

"O único plano da direita é a guerra, porque creem que através dela poderão acabar com a Revolução Bolivariana (…) Vocês já viram, é a guerra econômica, a elétrica, guerra, guerra e guerra. Mas aqui estamos mais duros do que nunca, trabalhando por nosso povo”, disse.

O presidente chamou os venezuelanos a manterem a paz, antes, durante e depois do processo eleitoral e pediu aos candidatos as prefeituras e câmaras municipais que acatem os resultados que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) proclame.

Maduro valorizou o papel que terão os 335 observatórios de paz que já estão instalados em todo o país, instâncias que permitirão que a Venezuela obtenha "a grande vitória democrática".

"Estão criadas todas as condições para que a Venezuela tenha uma grande vitória na democracia. Vamos pôr todo o nosso empenho para que o 8 de dezembro seja um bom dia para o país", disse o presidente Nicolás Maduro.

Com Agência Venezuelana de Notícias