Anistia Internacional lança campanha "Escreva por direitos"

Nota divulgada neste sábado (7) da Anistia Internacional informa que a entidade realizará até o dia 16 de dezembro campanha "Escreva por direitos". A ação ocorrerá em várias cidades do Brasil como São Paulo, Fortaleza, Curitiba, Belém, Manaus, Goiânia, Brasília, Niterói, Salvador e Dourados (MS) e em diversos países.di

Este ano, a campanha que começou em 2001, destacou seis casos de violação, dois deles ocorreram no Brasil. Um é sobre o assassinato de jovem negro por policiais militares na Bahia e o outro em comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul. No exterior, a entidade ressaltou os casos de um militante dos direitos LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais), que sofreu agressões na Bielorrússia, a prisão de um ativista por moradia no Camboja, o estupro e a tortura de uma mulher no México e o espancamento de um jovem durante manifestação na Síria.

No ano passado, cerca de 500 mil pessoas participaram da maratona, em 77 países. Foram escritas 1 milhão e 900 mil cartas. O artista plástico, André Amaral deixou a sua assinatura. Para ele, é importante participar porque é preciso chamar a atenção para o desrespeito aos direitos humanos e fazer pressão nas autoridades para a solução do caso.

No Rio de Janeiro, voluntários da Anistia vão colher até amanhã (7), na Praça São Salvador, em Laranjeiras, na zona sul da cidade, assinaturas e incentivar as pessoas a participarem da Maratona de Cartas. Nela, quem quiser pode enviar mensagens para autoridades de países onde ocorrem casos de violação dos direitos humanos e ainda para a família de pessoas que sofreram violência.

De acordo com dados da Anistia cerca de 77% dos jovens assassinados no Brasil são negros e mais de 90% dos inquéritos de homicídios são arquivados antes de se tornar denúncia.

Segundo a Anistia Internacional, não foi por acaso que foi escolhido este período para fazer a maratona. Quando lançou a Declaração Universal sobre Direitos Humanos, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 10 de dezembro como o Dia Internacional dos Direitos Humanos. As ações da Maratona de Cartas podem ser acompanhadas no site maratonadecartas.org.br.
 
Fonte: Agência Brasil