Inácio Arruda defende maior participação do Brasil no Parlasul

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), um dos representantes do Brasil no Parlasul, pediu que o Senado dê “um respaldo maior à participação da representação brasileira, buscando reforçar com técnicos, com os meios de comunicação da Casa a atividade que se desenvolve no Parlamento do Mercosul”.

E parlamentar acrescentou: “digo isso porque o esforço mais importante para que esse Mercado Comum do Sul possa se ampliar, possa ser reforçado, possa contar com a Bolívia, com o Equador e com toda a América do Sul. É a nossa ação que vai permitir que a gente integre de fato a América do Sul”.

Inácio comemorou a retomada dos trabalhos do Parlasul, que realizou esta semana, em Montevidéu, Uruguai, sua primeira sessão deliberativa dos últimos três anos. “Durante toda a segunda-feira, começando com a Mesa Diretora às 9h da manhã, até às 8h da noite, os deputados, parlamentares, senadores dos diversos países que compõem o Mercosul discutiram os problemas da nossa região, que são significativos”, informou.

Para o parlamentar cearense, “interessa muito ao Brasil alcançar o Pacífico, assim como interessa para o Peru, para o Chile, o Equador, a Colômbia, a Bolívia, Argentina, Uruguai, Paraguai alcançar o Atlântico, poder fazer essa ação de conhecimento mútuo em todas as áreas, seja na circulação dos homens, na circulação das mercadorias, da arte, da cultura, da ciência. Isso tem também um peso expressivo, porque se trata de unir um bloco que não seja uma união meramente comercial”.

O Parlasul decidiu adiar para até 31 de dezembro de 2020 o prazo para que os cinco países membros do bloco (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela) escolham seus representantes na instituição por eleições diretas. Durante os trabalhos, o senador Inácio protestou contra a espionagem realizada pelo governo dos Estados Unidos no Brasil e vários outros países. Também repudiou a pressão realizada pelo governo Obama sobre países europeus para impedir o pouso do avião em que estava o presidente da Bolívia, Evo Morales, em julho último.

O senador saudou a eleição do senador Roberto Requião (PMDB-PR) para vice-presidente do Parlasul. “Portanto, é a nossa responsabilidade, é o nosso dever, contribuir para a manutenção de instrumentos que reforcem a integração da América do Sul”, finalizou Inácio.

Fonte: Assessoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE)