Fórum Nacional de Mulheres conquista audiência na Câmara

O Fórum Nacional de Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais conquistou uma audiência pública na Câmara dos Deputados na próxima quinta-feira (12/12), com o tema Violência Contra a Mulher no Mundo do Trabalho. Além disso, as centrais sindicais querem debater o tema com a presença da ministra da Secretaria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, e da representante do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Patricia Pelatieri.

O objetivo da audiência será debater o impacto na economia do país com a desigualdade salarial entre homens e mulheres, as questões sobre assédio moral e sexual e de como enfrentar violência contra a mulher de uma maneira geral, mas também de como ela ocorre no mundo do trabalho. Dessa forma, os 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher serão encerrados com o encaminhamento unificado das centrais brasileiras.

Na manhã da terça-feira (03/12), as sindicalistas que integram o Fórum Nacional de Mulheres das Centrais Sindicais fizeram uma panfletagem no Largo da Concórdia, região central de São Paulo, para exigir o fim da violência contra a mulher no mundo do trabalho. A ação fez parte da campanha dos 16 dias de Ativismo, que começou em 25 de novembro. São realizadas atividades que visam educação e a mobilização da sociedade para erradicar a prática.

De acordo com Marilene Betros, dirigente da CTB e da APLB- Sindicato, os índices de violência contra a mulher são alarmantes. “A cada quatro minutos uma mulher é vítima de violência. Nesse processo, mais de 40% dos casos resulta em alguma lesão corporal”, declarou. Segundo ela, uma das bandeiras defendidas pela CTB e pelo Fórum Nacional de Mulheres é a proposta de incluir na grade do currículo escolar a temática da violência doméstica e familiar contra a mulher.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro

Com agências