Professores: Chico Lopes comemora Lei do Piso em Fortaleza

O anúncio de que a Prefeitura de Fortaleza passa a cumprir, para todos os professores de Ensino Fundamental, o direito a um terço da jornada para atividades extrassala é destacado pelo deputado federal Chico Lopes (PCdoB) como um passo importante para uma maior qualidade de ensino na rede municipal.

Autor da emenda à lei do piso salarial dos professores que assegurou aos mestres de todo o País o direito a um terço da carga horária para planejamento e qualificação, Chico Lopes aponta que a medida possibilita importantes melhorias na educação e reforça que ainda é preciso lutar pelo pleno cumprimento da lei do piso, por todos os estados e municípios.

"Com um terço da carga horária para planejamento e outras atividades extrassala, os professores passam a ter mais qualidade de vida e, ao mesmo tempo, a desempenhar melhor suas funções, em benefício do aluno e da qualidade de ensino", ressalta Chico Lopes. Desde a aprovação da lei do piso salarial do magistério e de sua confirmação pelo Supremo Tribunal Federal, há cinco anos, o deputado vem cobrando que os governos estaduais e municipais cumpram plenamente a lei do piso – que inclui, além da garantia salarial, o direito a um terço da jornada de trabalho para atividades extrassala.

"Sabemos dos desafios que são enfrentados pelos gestores municipais, inclusive quanto aos repasses de recursos da União. Mas a lei do piso foi aprovada já há cinco anos. Precisamos cada vez mais cobrar o seu cumprimento integral, em todos os estados e municípios, e demos um passo importante nessa luta, com a Prefeitura de Fortaleza dando uma grande notícia aos professores, estudantes e pais".

Dia a dia do professor

Para o parlamentar, a destinação de um terço da carga horária dos professores a atividades de planejamento e aperfeiçoamento pedagógica tem efeito direito na qualidade de ensino. "O professor não trabalha apenas dentro da sala de aula. Ele tem que ter um constante investimento no seu embasamento pedagógico, no seu tempo para a leitura, na preparação para as aulas, na correção de provas e trabalhos, no planejamento das suas atividades letivas", detalha Chico Lopes.

"A sociedade precisa se manter mobilizada para exigir o pleno cumprimento da lei pelos estados e municípios, sabendo que a União também oferece recursos para garantir que a lei do piso seja cumprida, tanto quanto à remuneração quanto em relação à carga horária".

Fonte: Assessoria do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE)