Legado da Copa para o Estado é tema de palestra na Fecosul

O legado da Copa do Mundo para a Sociedade foi o tema da palestra ministrada pela secretária do Turismo, Abgail Pereira, nesta terça-feira (3), aos trabalhadores do setor de serviços. O encontro ocorreu no auditório da Federação dos Empregados no Comércio de Bens e de Serviço do Estado do Rio Grande do Sul (Fecosul).

abgail - Priscila Rodrigues

Abgail apresentou as ações e os programas desenvolvidos pela Secretaria do Turismo (Setur). Ao destacar os investimentos ao longo da gestão, a secretária explicou que um megaevento como a Copa pode oportunizar tanto do ponto de vista da qualidade de serviços, quanto ao aperfeiçoamento da mão de obra.

Um dos pontos destacados pela secretária foi a qualificação profissional. Segundo ela, a Setur investiu R$ 16 milhões no setor. A meta é atingir 10 mil trabalhadores por meio de programas como Pronatec Copa na Empresa, que já formou cerca de 4 mil funcionários do setor, em 16 municípios, nos 52 cursos disponíveis. Entre os cursos oferecidos, inglês, espanhol, sommeliers, design e camareiros.

Outro programa citado pela secretária é o Parada Tri Legal, que visa qualificar os empreendimentos da BR-116 (trecho de Jaguarão a Vacaria), através de uma parceria com o Sebrae, e o mais recente, o TchêQualifica, com cursos gratuitos na área de idiomas e atendimento, que está com inscrições abertas. "Investimos muito nas pessoas, queremos chegar a 2014 com mais de 10 mil profissionais qualificados. Certamente nosso maior legado".

Para o Vermelho,
Priscila Rodrigues